Reconhecimento a municípios mineradores

20/05/2022
A Agenda Pública avaliou 24 práticas finalistas a partir de um banco de dados com 40 indicadores.

 

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Prêmio Municípios Mineradores 2022 e a Agenda Pública, com idealização e apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) reconhecerá o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração. 

A Agenda Pública avaliou 24 práticas finalistas a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. As práticas finalistas também são validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às oito premiações, uma para cada categoria de política pública. O objetivo central do projeto é reconhecer ações de gestão em categorias que evidenciem bom desempenho, qualidade dos serviços públicos e bem-estar da população. 

Na edição de 2022 o prêmio irá avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos municípios e premiá-los nas categorias Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças Públicas; e Desenvolvimento Econômico. "A mineração exerce um papel de agente socioeconômico influente no desenvolvimento territorial dos municípios e de suas respectivas regiões. Estimula negócios em várias cadeias produtivas, com geração de empregos, renda e tributos. Promove, portanto, meios para a condução de políticas públicas de desenvolvimento. Visando a plena sustentabilidade do território minerado, incentivamos a implementação de programas de diversificação econômica como ferramenta de apoio para o durante e o pós-mineração", ressalta o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann. Já o cientista político Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública, disse que boas práticas de governança são fundamentais para garantir a qualidade do serviço público oferecido à população pelas prefeituras. “O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração, demonstrando seu compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada". 

A lista completa dos municípios finalistas em cada categoria do Prêmio Municípios Mineradores 2022, segundo seu desempenho, é: Alto Horizonte (GO), Canaã dos Carajás (PA) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Saúde); Alto Horizonte (GO), Barro Alto (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Educação); Brumadinho (MG), Itatiaiuçu (MG) e Ouvidor (GO) (Finanças Públicas); Canaã dos Carajás (PA), Ouvidor (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Infraestrutura); Canaã dos Carajás (PA), Catas Altas (MG) e

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Desenvolvimento Econômico); Conceição do Mato Dentro (MG), Itatiaiuçu (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Meio Ambiente); Alto Horizonte (GO), Ouvidor (GO) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) (Proteção Social) e Itabira (MG) Paracatu (MG) e Santa Bárbara (MG) (Gestão).

Direto da Fonte