Pedras preciosas brasileiras ganham destaque no mundo
Fundadora da empresa do design de joias para o mercado de luxo Merciaa Alta Joalheria, a empresária Mercia Dias comenta que o Brasil é uma das principais fontes de gemas preciosas no mundo, com uma variedade impressionante de pedras como a esmeralda, a turmalina paraíba, a ametista e o topázio imperial. Na alta joalheria, essas pedras são valorizadas pela beleza, mas, sobretudo, pela raridade e qualidade excepcional. “Desde sempre, temos nos dedicado a valorizar essas riquezas naturais e transformar a beleza bruta em arte refinada, com o talento de nossos artesãos somado ao conhecimento personalizado do perfil de nossos clientes", afirma Mercia.
O Brasil tem uma abundância em pedras preciosas e semipreciosas e a geologia variada e a vasta extensão territorial fazem do País um dos principais fornecedores de pedras naturais do mundo. “Com tanta riqueza e diversidade, não é à toa que as pedras naturais brasileiras chamam atenção por onde passam. E que sorte a nossa!”, acrescenta a especialista.
Entre as pedras preciosas brasileiras mais famosas estão a ágata, a ametista, o topázio, a esmeralda, a turmalina, a opala e a água-marinha. “A ágata é encontrada em uma variedade enorme de cores, incluindo tons de marrom, cinza, azul, verde e vermelho. Graças aos seus diferentes padrões de bandas, ela adiciona um toque especial e sofisticado aos designs”, conta Mercia. Ela ainda conta que a ametista, com sua cor púrpura característica, é uma das pedras mais populares no mundo da joalheria. Já o topázio pode ocorrer em várias cores, incluindo azul, rosa, amarelo e incolor. No Brasil, o topázio imperial, com sua cor dourada a rosa-alaranjada, é especialmente apreciado, oferecendo versatilidade e um toque de elegância. As esmeraldas, conhecidas por sua deslumbrante coloração verde, são altamente cobiçadas. “O Brasil é um dos maiores produtores de turmalina no mundo, com variedades de cores que vão do verde, rosa e azul até a rara turmalina paraíba, que exibe um deslumbrante tom azul-neon”, pontua.
Além disso, a água-marinha, uma variedade de Berilo, é conhecida por sua cor azul-esverdeada que lembra a cor do mar. “A autenticidade e os métodos responsáveis de extração são características que aumentam a confiança e o valor dessas gemas no mercado global. A alta joalheria brasileira, com suas pedras deslumbrantes e artesanato superior, continua a encantar e a inspirar a todos que apreciam a verdadeira beleza e riqueza das gemas naturais”, conclui.