PDAC 2021

O sucesso do primeiro evento virtual

16/03/2021

 

Um sucesso. É assim que a PDAC (Prospectors and Developers Association of Canada) considera a sua primeira convenção virtual, que sempre havia acontecido de forma presencial em seus 89 anos de história. A participação e os elogios da indústria mineral são vistos de maneira positiva pelos organizadores da convenção, que é conhecida como o principal evento mundial na área de exploração mineral e indústria de mineração reunindo executivos de companhias mineradoras, geólogos, representantes oficiais de governo, investidores, analistas e estudantes advindos de várias partes do mundo.  

“Estou emocionado por ter mostrado nossa indústria em um novo ambiente virtual pela primeira vez”, disse Felix Lee, presidente da PDAC, acrescentando que do princípio ao fim a vitalidade e qualidade da programação foram percebidos através do engajamento dos participantes de diversas nacionalidades. 

Na convenção virtual PDAC 2021 todos os participantes tiveram acesso a uma plataforma customizada onde eles puderam navegar através de vários pavilhões de exposição, fazer network com colegas, e participar das sessões que podiam ser acessadas rapidamente. O novo formato virtual, na opinião dos organizadores, permite aos participantes continuar o networking enviando mensagens diretas para outros participantes, se engajar em salas de texto e assistir a sessões educacionais e novos conteúdos por três meses após a convenção, ou seja, até 1º. de junho.  

Os destaques deste ano, segundo os organizadores, foram: participação do presidente Felix Lee no anúncio da lista de minerais críticos pelo ministro de Recursos Minerais do Canadá, Seamus O’Regan; apresentações de vários países mineradores globais, incluindo Afeganistão, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Groenlândia, Irlanda, Cazaquistão e Peru; Uma inserção no futuro da mineração espacial e as vantagens mútuas tanto para as companhias especiais quanto para o setor de mineração, através da cooperação; as seis premiações concedidas pela PDAC destacando a excelência da indústria. 

“A convenção virtual PDAC 2021 continuou a forjar e construir a conectividade na indústria, embora em um novo formato. Nosso cenário virtual provê acesso para toda a comunidade mineradora internacional, engajando participantes nas últimas novidades da indústria, tendências e desenvolvimentos através de uma extensiva programação”, disse Lee, acrescentando que esta convenção é a culminação dos esforços desenvolvidos pela PDAC ao longo do ano em nome de seus 7.200 membros e da indústria de mineração e exploração mineral. Ele conclui afirmando que espera ver todos os participantes na convenção de 2022. 

Participação brasileira 

O Brasil teve uma intensa participação na convenção virtual deste ano, com uma vasta programação organizada pelo Comitê Organizador do Brazil PDAC 2021, liderada pela BCCC (Brazil-Canada Chamber of Commerce) e Adimb (Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro), denominada Brazilian Mining Sessions 2021. 

A programação teve início no dia 5 de março, antes mesmo da abertura oficial da PDAC 2021, com uma sessão denominada Brazil-Canada Mining Insights e que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e CEOs de várias mineradoras com projetos no Brasil. 

No dia 8, houve uma sessão sobre Política e Regulação para o Setor Mineral no Brasil, moderada pelo presidente da Adimb, Marcos André Gonçalves e que contou novamente com a participação do ministro Bento Albuquerque, do titular da SGM-MME, Alexandre Vidigal, e da diretora da ANM, Débora Puccini. No mesmo dia, 16 mulheres discutiram o significado e as implicações do ESG para o setor mineral: direitos humanos, regulação e tendências dos informes sobre ESG, e pegada de carbono e biodiversidade). 

No dia 9 um painel sobre perspectivas de investimentos em exploração mineral no Brasil, moderado pelo presidente da ABPM, Luís Maurício Azevedo, reuniu quatro CEOs de empresas que estão com projetos recentes no Brasil. No mesmo dia, houve uma mesa-redonda sobre mercados de capitais, coordenado por Joaquim Muniz, da Baker McKenzie e que contou com representantes do TMX Group, Ibram, Banco Mundial, Wheaton Precious Metal, RCF, TD Securities, Vale Base Metals e Jaguar Mining. 

No dia 10 os trabalhos se iniciaram com a sessão “A Exploração Mineral busca Espaços no Brasil”, sob a coordenação do diretor-executivo da Adimb, Roberto Xavier, e que teve apresentações do SGB-CPRM, UFMG, UNB. Na parte da tarde, como parte do programa oficial da convenção PDAC 2021, houve uma sessão técnica sobre Proterozóico no Brasil, abordando ambientes como Carajás, Vale do Curaçá, Goiás e Aripuanã. No final desse dia, aconteceu o painel sobre Soluções e Serviços para o Setor Mineral Brasileiro, coordenado por Roberto Xavier e com apresentações de representantes da Geosol, ALS, GE-21, seguido pelo painel Equipamentos e Infraestrutura: Soluções Aplicadas para o Setor Mineral Brasileiro, sob a coordenação de Rodrigo Fracesquini, presidente da CSCM da Abimaq e que teve apresentações das empresas Haver&Boecker Latinoamericana, Semco, Siemens e Steinert. 

No dia 11, último dia do evento, houve um painel sobre Tendências Legais no Financiamento de Debt e Equity, coordenado por Joaquim Oliveira, da Cescon Barrieu, com a participação de representantes da Cescon Barrieu, ANM, Hogan Lovells, e BNDES. Em seguida houve um painel sobre Investimentos em M&A e Equity na Indústria Mineral Brasileira, moderado por Frederico Viana (da Cescon Barrieu e Julia Lobo) e participações da XP Investimentos, Cescon Barrieu, McCarthy Tetrault, Sigma Lithium e Ore Investments. Ainda no mesmo dia aconteceu o painel Avanços da Mulher na Indústria Mineral Brasileira: Uma Prioridade, coordenado pelo presidente do Ibram, Flávio Penido e reunindo diversos representantes do Women In Mining. 

E, encerrando a programação, houve o painel sobre projetos e oportunidades de exploração mineral na mineração brasileira, onde se discutiu novamente o ESG. Este painel contou com participação de vários dirigentes de empresas. 

A revista Brasil Mineral, como parceiro e único representante da mídia brasileira, levou para o PDAC 2021 uma nova edição internacional, em inglês, destacando o crescimento da mineração brasileira apesar da pandemia e que pode ser acessada em https://www.brasilmineral.com.br/magazine/2021/