Mais de 50% da mão de obra é da zona rural

11/08/2022
Atualmente, dos mais de 2.500 colaboradores diretos e indiretos são nativos de Juruti.

 

Desde o início de suas operações no município de Juruti (PA) em 2001, a Alcoa adotou política de valorização de mão-de-obra local com o objetivo de gerar emprego e renda na região, principalmente nas comunidades locais. Originário da comunidade Capelinha, na região de Juruti Velho, zona rural do município, Ênio Alves está desde o início das atividades da Alcoa no Pará. “A minha carreira na Alcoa iniciou em 2001, na terceirizada, me especializei e tenho o privilégio e a oportunidade para trabalhar na área de técnico em geologia na área de mina e de lavra”. Além de Ênio, outros profissionais das comunidades vêm se qualificando e garantindo oportunidades profissionais abertas pela empresa.

Da comunidade Ingrácia, Carliana Sousa trabalha há quatro meses como auxiliar de laboratório e acredita que a empresa abre portas aos moradores. “Para mim, isso é muito gratificante. É uma ideia muito boa, porque além deles gerarem emprego, promovem oportunidades para pessoas da região, do nosso município, principalmente. Além de trabalhar na operação, eu também faço o curso técnico, porque quando a gente sai do interior a gente sai assim com uma vontade de estudar, trabalhar e querer dar o melhor para as nossas famílias, então eu tive essa oportunidade e abracei mesmo e agora estou estudando e trabalhando”, relata Carliana. 

O jurutiense Clodoaldo Castro, nascido na comunidade Ilha do Valha-me-Deus, lidera a equipe de 51 pessoas como supervisor das áreas de Geologia e dos laboratórios físico e químico. “Nossa equipe tem responsabilidades sobre vários processos da mina. Temos colaboradores que estão desde o período da pesquisa, buscaram melhorar suas qualificações profissionais, fazendo cursos técnicos e cursos superiores. A Alcoa tem nos dado oportunidades de crescimento e cada vez mais as pessoas de Juruti estão assumindo as operações”, afirma. Os exemplos de Ênio, Carliana e Clodoaldo mostram que a qualificação profissional proporcionada pela Alcoa contribui para que mais pessoas possam conquistar boas oportunidades de trabalho nas unidades da empresa. Além de histórias de vida transformadas, o mais importante é a absorção e valorização expressiva da mão de obra local. Atualmente, dos mais de 2.500 colaboradores diretos e indiretos, mais de 50% são oriundos de Juruti.

Direto da Fonte