Instituto Mosaic recebe inscrições para Edital da Água

28/03/2023
O evento está em sua quinta edição e ocorre anualmente para selecionar e financiar projetos inovadores

 

O Instituto Mosaic está com inscrições abertas até 28 de abril para o Edital da Água 2023. O evento está em sua quinta edição e ocorre anualmente para selecionar e financiar projetos inovadores com potencial de escalabilidade, encabeçados por instituições de ensino ou da sociedade civil, com o comprometimento de recuperar e preservar nascentes e áreas de manancial; aumentar a vazão em cursos hídricos; instalar sistemas de saneamento básico; difundir tecnologias sociais para tratamento de água; promover a gestão eficiente da água na produção de alimentos; além de alavancar pesquisas e capacitações e educação ambiental.

O Edital da Água disponibiliza R$ 45 mil para 15 projetos voltados para a produção de alimentos, além dos projetos ligados à Diversidade e Inclusão. O formulário de inscrição, a planilha de orçamento e cronograma do projeto estão disponíveis em www.mosaicco.com.br. Os participantes devem reunir os documentos obrigatórios e complementares; e enviar a documentação ao IDIS ([email protected]), efetivando a inscrição.

Desde 2019, mais de 5.900 pessoas, de 29 municípios em nove Estados brasileiros, participaram de atividades de capacitação, educação ambiental e atividades de engajamento e sensibilização sobre uso sustentável da água ao longo das edições. As quatro últimas edições também garantiram a recuperação de pelo menos 42 nascentes; a instalação de mais de 110 sistemas de captação de água e/ou tratamento de esgoto; e mais de 10.800 árvores plantadas. “Percebemos a importância de incentivar ideias que transformem as comunidades e garantam qualidade de vida para todos. O Edital da Água está alinhado com as metas de ESG com a prioridade no ODS [Objetivo do Desenvolvimento Sustentável] 6, colaborando para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, disse Paulo Eduardo Batista, diretor de Performance Social do Instituto Mosaic.

Além da gestão racional dos recursos hídricos, o alinhamento com os ODS e envolvimento das comunidades locais e sua execução estão entre as premissas do edital, que é desenvolvido com o apoio do Instituto IDIS, que auxilia na operacionalização do processo de seleção desde o planejamento até o monitoramento técnico e financeiro dos contemplados.

Direto da Fonte