ONGs

Estudo questiona essencialidade da mineração

21/01/2021

 

O "Observatório dos Conflitos da Mineração no Brasil", desenvolvido pelo Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração, lançou a Nota Técnica - Mineração no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: aspectos institucionais e corporativos. O estudo foi elaborado pelo pesquisador Marcos Cristiano Zucarelli, e teve como objetivo abordar o discurso da essencialidade da mineração e a prevenção contra a contaminação e a proliferação da pandemia. A Nota Técnica conta com dados estatísticos de instituições nacionais e internacionais, pronunciamentos oficiais, legislação pertinente e reportagens jornalísticas que tratam do assunto ao longo do ano de 2020.

O estudo questiona que a mineração brasileira não tenha paralisado suas atividades, apesar do aumento no número de casos e mortes pela COVID-19, ao contrário de países como Mongólia, África Do Sul, Burkina Faso, Gana, Chile, Peru, México e Panamá, que determinaram a suspensão da atividade por conta da pandemia. 

O texto reconhece que, no Brasil, as mineradoras doaram R$ 900 milhões para compra de testes e EPI’s, o que corresponderia a 1,2% do faturamento do setor apenas no primeiro semestre de 2020. “O valor doado pelo setor para combate à COVID-19 corresponde à 2% do lucro liquido das grandes mineradoras, declarados em 2019; à 3% do valor de dividendos repassado aos acionistas em 2019; e à 78% da remuneração anual paga em 2019 aos diretores das empresas”. 

O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração se define como uma rede formada por mais de 100 organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Grupos de Pesquisa, entre outros e que desde 2013 discute o modelo mineral brasileiro. O estudo pode ser conferido no link https://www.i-mpr.com/s/0119/2.pdf.