MULHERES NA MINERAÇÃO

Diretora da Kinross entre as 100 mais

24/11/2020

 

A Kinross Brasil Mineração teve a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha, nomeada no ranking das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo pela 4ª edição do Women in Mining UK (WIM). Em 2020, o WIM UK recebeu o recorde de 1,1 mil indicações de 626 mulheres que trabalham no setor, em 356 companhias ao redor do mundo. 

A premiação é realizada a cada dois anos e conta com uma publicação que celebra as "100 mulheres mais inspiradoras do mundo na mineração" (WIM100). As histórias mais impactantes são selecionadas de acordo com critérios de pioneirismo, liderança, capacidade de acolhimento, espírito de equipe, proatividade, resiliência e determinação para a solução de desafios. A WIM é um movimento global que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da atuação das mulheres na mineração.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a participação feminina representa 44% do mercado de trabalho do País, sendo apenas 13% no setor de mineração. Já o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (Bloomberg Gender-Equality Index, de 2020) aponta que as mineradoras representam somente 3% de um total de 325 companhias comprometidas com a premissa da igualdade de gênero. "Acredito na importância de fomentar um plural e heterogêneo. Há espaço para tornar o setor mais atrativo para mulheres, com retenção de talentos e ampliação de oportunidades em cargos de liderança", disse Ana Cunha. 

Formada em Relações Públicas, Ana começou a carreira como analista na área de comunicação empresarial e passou pelos cargos de coordenação e gerência, acompanhada com uma sólida formação acadêmica, como pós-graduação internacional pela Syracuse University. Em uma segunda fase da carreira, conciliou as atividades em Comunicação Corporativa com a área de Desenvolvimento Social e Relacionamento. Para as novas funções se especializou na Universidade de Sorbonne (Paris-França).

Com formação pela Dom Cabral e pelo programa de Desenvolvimento de Líderes da Universidade de São Paulo, a diretora da Kinross atua como mentora voluntária do Programa Impulsionadora de Carreiras, coordenado pelo Comitê de Igualdade Racial, do Grupo Mulheres do Brasil, e colabora também com o empoderamento de jovens mulheres negras e refugiadas. "Precisamos motivar cada vez mais nossas mulheres e fazê-las enxergar o quanto são incríveis, mas também sensibilizar as empresas para o impacto positivo que essa equidade agrega em toda cadeia", acrescenta.

"Fico muito feliz com este merecido reconhecimento da Ana Cunha como uma das 100 mulheres mais inspiradoras na mineração mundial. A Ana demonstra muita paixão no que faz, ela tem um propósito claro e é muito competente. Tenho certeza que ela continuará a inspirar as mulheres de dentro ou fora da Kinross, da indústria da mineração ou não, a fazerem a diferença", disse Eduardo Magalhães, Diretor de RH, suprimentos e TI da Kinross. Na trajetória rumo à equidade, a Kinross Brasil Mineração tornou-se signatária do Women In Mining Brasil (WIM Brasil), iniciativa apoiada pelo Ibram, que visa a inclusão ativa de mais mulheres em todos os níveis e espaços corporativos, especialmente nos cargos de liderança. Confira as mulheres premiadas em  https://www.womeninmining.org.uk