SGB/CPRM

Balanço de participação no PDAC 2021

16/03/2021

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou, dia 12 de março, o balanço da sua participação no encontro do Prospectors & Development Association of Canada 2021, o PDAC. Em 2021, mesmo no formato virtual, 312 empresas de mineração e exploração mineral participaram mostrando os seus projetos.

Durante a programação do evento a SGB-CPRM mostrou aos investidores internacionais, por meio de exposição virtual no pavilhão Brasil, as áreas com ativos minerários disponíveis para realização de leilão neste ano, qualificadas pelo Programa Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Maiores informações pelo link https://bit.ly/3exLT31. A autarquia apresentou também o "Potencial Mineral e Novas Perspectivas para Exploração no Brasil". Na palestra, proferida pelo pesquisador em Geociências Anderson Dourado, foi abordada a importância que o setor mineral possui na economia brasileira, bem como as principais áreas produtoras e as áreas com potencial para novas descobertas. O pesquisador citou ainda as novas oportunidades na exploração de metais críticos e estratégicos. Saiba mais em https://bit.ly/2NbDMO7

"As recentes mudanças regulatórias, assim como o PMD (Plano Mineração e Desenvolvimento), anunciado em 2020, são iniciativas importantes, pois transmitem aos investidores uma orientação quanto aos objetivos da Política Mineral do País, além de ajudar a construir um clima de clareza e estabilidade para tomada de decisões de investimento. Nesse contexto de expansão, estima-se em US$ 38 bilhões o montante de investimentos em mineração no país até 2024", ressaltou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnago. O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, disse que muitos acreditam estar começando um novo superciclo de commodities e, neste caso, o Brasil tem uma diversidade geológica com potencial reconhecido e segurança jurídica. “A ANM, com o processo de disponibilidade de áreas e o SGB-CPRM acelerando o processo de desinvestimento de ativos, evoluem e somam positivamente à atração de investimentos", destacou. 

O protótipo da Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral, em desenvolvimento pelo SGB-CPRM, atraiu a atenção dos investidores. A Plataforma compreende três componentes: integração de banco de dados (geocientífico, economia mineral, infraestrutura, mercados e outros indicadores socioambientais); indicadores de comportamento; e estudos de apoio ao planejamento estratégico. A estrutura visa identificar locais prioritários para investimentos e oportunidades de exploração no Brasil. Maiores informações pelo link https://bit.ly/3rK3GaG

O SGB-CPRM destacou no PDAC 2021 algumas novidades publicadas nos últimos anos sobre a evolução proterozóica da Província Mineral de Carajás, que possui impactos diretos na exploração mineral. O chefe da Divisão de Geologia Econômica da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Felipe Tavares, disse que se sabe pouco ainda sobre a geologia de Carajás, pois apenas metade da província foi mapeada na escala de 1:100.000. O SGB-CPRM possui um projeto em andamento para concluir esse mapeamento até 2023. (https://bit.ly/38x2UWY). 

Além destes produtos, o SGB-CPRM oferece o Atlas of Mineral Deposits - compilação de dados sobre aproximadamente 11.400 depósitos minerais em território Brasileiro (https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/19032); Catalog of Prospective Maps, compilação de mapas de prospectividade de nove áreas de diferentes províncias pré-cambrianas (https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21620) e o Brazil: Geological Survey under the spotlight, material que consolida o conhecimento acumulado nas últimas décadas resultantes da integração de geologia, geoquímica, geofísica e metalogênese (https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/17578).