Alcoa investe R$ 1 bilhão em frota própria de navios para minério

03/09/2024
A expectativa é que a frota própria da Alcoa comece a operar até o final deste ano ou início do próximo ano

 

A Alcoa anuncia que está investindo cerca de R$ 1 bilhão na aquisição de navios para realizar o transporte de bauxita entre a sua mina de Juruti, no estado do Pará, até a refinaria da Alumar, em São Luís (MA). Os navios vão compor uma frota própria da Alcoa, que passará a assumir o transporte do minério, até então terceirizado. A expectativa é que a frota própria da Alcoa comece a operar até o final deste ano ou início do próximo. As embarcações navegarão sob bandeira brasileira e trafegarão por um trecho de cerca de 1.500 km entre a mina e as instalações da Alumar. 

Segundo a empresa, a medida visa dar continuidade ao trabalho com foco no desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua. Com a nova frota, que será tripulada e operada por brasileiros, irão abrir cerca de 500 vagas de empregos diretos e indiretos nos dois estados.

“A operação dos navios nessa rota será um motor de empregos. Vamos buscar parcerias com as autoridades marítimas para realização de curso de formação técnica para a tripulação. Com isso vamos fomentar a educação e oportunidade para inserção no mercado de trabalho”, destaca Daniel Bueno, diretor de Diretor de Logística e Portos.

A nova frota reflete ainda, segundo a Alcoa, o seu o compromisso com o meio ambiente, uma vez que será possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 30% com a melhora a eficiência de combustível.

A expectativa é que as embarcações transportem aproximadamente 6 milhões de toneladas de bauxita por ano de Juruti para a Refinaria em São Luís, onde a Alcoa produz aproximadamente 3 milhões de toneladas de alumina por ano.

Direto da Fonte