CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vagas no Banco de Talentos para mulheres

02/12/2021
No Brasil, a Aura se comprometeu a ter 40% de mulheres em entrevistas para posições administrativas.

 

A Aura Minerals está com vagas abertas para mulheres interessadas em trabalhar nas áreas administrativas e técnicas da companhia. Com o objetivo de montar um time cada vez mais diverso, a empresa acaba de criar um Banco de Talentos. No início, a ideia é atrair mulheres (cisgênero, transgênero, LGBTQ+, negra, pessoa com deficiência (PcD) e 50+) para poder ampliar o leque de entrevistas. Para ampliar a participação feminina na mineração, a Aura assinou a carta de compromisso público com o Woman in Mining (WIM) no Brasil, México e em Honduras. 

No Brasil, a Aura se comprometeu a ter 40% de mulheres em entrevistas para posições administrativas. Para posições operacionais, um dos focos será a qualificação de mão-de-obra feminina proveniente das comunidades locais. A WIM Brasil estima que a participação média das mulheres na indústria é de 15%, enquanto a presença nos boards executivos é de 11% e nos conselhos de administração é de 16%. 

De acordo com a consultoria McKinsey (2021), dentro da força de trabalho global, as mulheres na mineração estão em um intervalo entre 8% e 17%. No chamado C-level, são 13%; e não há uma representante do setor de mineração entre as 30 CEOs que estão no S&P 500. "Acreditamos que o ambiente diverso gera discussões mais completas e, portanto, mais inovação e melhores decisões para a companhia. O primeiro passo é melhorar nossa atratividade, seguido da criação de um banco de dados robusto para que possamos ampliar a diversidade dos candidatos às futuras vagas. Acredito que diversidade é importante para o crescimento e a sustentabilidade da Aura; e precisamos muito conhecer mais mulheres e outras minorias", explica o CEO, Rodrigo Barbosa. "Temos a convicção de que a mineração se faz com várias vozes. Estamos trabalhando em cinco pilares de inclusão junto aos nossos times (Gênero, Gerações, Raça e Etnia, Acessibilidade e LGBTQIA+). A Aura acredita que um time talentoso, engajado e diverso pode transformar a empresa", explica Daniel Medeiros Leopoldino, coordenador de Inclusão, Aquisição de Talentos e Diversidade, cargo criado pela Aura para o desafio de desenvolvimento organizacional.

O processo seletivo será totalmente virtual e está disponível para todas as regiões do Brasil. As vagas no banco de Talentos da Aura são para Vagas administrativas (posições com foco em suporte às operações, em áreas como RH, Controladoria, Controle de Custos, Suprimentos etc.) e Vagas técnicas (posições com foco na operação como geologia, operação de mina, planta etc.). O time de Recrutamento e Seleção analisa perfis e contata profissionais com experiências correspondentes às vagas em aberto. 

O processo do Banco de Talentos tem ocorrido, em geral, de forma online. Maiores informações nos links a seguir https://aranzazu.gupy.io/jobs/1320248?jobBoardSource=gupy_public_page ; https://minosa.gupy.io/jobs/1320231?jobBoardSource=gupy_public_page ; https://apoena.gupy.io/jobs/1318941?jobBoardSource=gupy_public_page e https://almas.gupy.io/jobs/1320001?jobBoardSource=gupy_public_page.