Sigma Lithium anuncia três promoções na diretoria

07/10/2023
A empresa nomeou formalmente como co-Gerentes Reinaldo Brandão, Keith Prentice e Iran Zan.

 

A Sigma Lithium anunciou a promoção interna de três líderes sêniores por suas excelentes realizações operacionais. A empresa nomeou formalmente como co-Gerentes Gerais o diretor de Mineração, Reinaldo Brandão, o diretor de Processamento, Keith Prentice e o diretor de Geologia e Relações Institucionais Regionais, Iran Zan.

Por quase quatro meses, os executivos supervisionaram as operações técnicas da empresa em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha. Reinaldo e Keith foram os responsáveis pelo comissionamento crítico e produção ramp-up da planta Greentech da Sigma, incluindo a reengenharia do circuito de empilhamento a seco de rejeitos e reutilização de água. O pico diário de produção anual atingiu 320 mil toneladas anuais. Os dois lideraram as equipes de mineração e processamento in loco durante a construção da unidade Greentech e da Mina. Além de suas funções operacionais, os executivos trataram também da engenharia detalhada do projeto de expansão de lítio da Sigma para as fases 2 e 3. Na Sigma Lithium desde 2012, Iran Zan ocupou vários cargos de liderança, como geólogo sênior, diretor operacional, diretor de relações institucionais regionais e chefe de Geologia. Após a pandemia, em 2020, tornou-se diretor operacional no local, para posteriormente assumir a função de diretor de Geologia e Relações Institucionais Regionais e chefe de Geologia.

A CEO, Ana Cabral, diz que as promoções ocorreram por meritocracia. Para a executiva, Reinaldo e Keith lideram firmes e desempenharam funções críticas durante o verão de 2023. “Estávamos inovando em um território desconhecido e os dois aceitaram o desafio em busca do projeto do circuito ultrafino de empilhamento a seco de rejeitos”. Isto fez com que a Sigma alcançasse as 320 mil de toneladas por ano da planta Greentech. Como resultado, a empresa conseguiu produzir lítio zero, sem produtos perigosos e sem rejeitos. Para Ana, Iran incorporou o espírito da empresa desde o inicio e desempenhou várias funções, inclusive na fase de pré-construção do projeto. “Foi um momento crucial quando instituímos uma empresa internacional, substituída pela Promon, para executar projetos detalhados de engenharia e, posteriormente, a construção da planta Greentech”. A Sigma informa também que Brian Talbot renunciou em setembro deste ano, por motivos de saúde.