Setor perde Samir Nahass

03/06/2022
Nahass integrou o primeiro contingente de profissionais contratados para trabalhar na empresa, criada em 1969.

 

É com pesar que a Diretoria Executiva do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) recebeu a notícia do falecimento do geólogo Samir Nahass – um grande apoiador da história do SGB-CPRM. Nahass integrou o primeiro contingente de profissionais contratados para trabalhar na empresa, criada em 1969, pelo então ministro de Minas Energia, Antônio Dias Leite, para suprir uma lacuna que existia de conhecimento geológico no País.

Nahass havia sido homenageado do SGB-CPRM, em fevereiro de 2020 – por seus relevantes serviços prestados durante os 30 anos em que trabalhou na empresa.

Nahass ingressou no SGB-CPRM em 1971 como geólogo do Departamento de Geologia. Nesse período fez estágio em Geologia Geral no Serviço Geológico dos Estados Unidos, em Denver; curso de Sensores Remotos patrocinado pela NASA, na cidade de Sioux Falls, também nos Estados Unidos; e curso de Fotogeologia no Inter Geoldetic Survey – IAGS, na Zona do Canal do Panamá, Fort Clayton.

Entre 1974 e 1984 foi gerente de Projetos e chefe de Divisão do Departamento de Geologia Econômica; além de instrutor e coordenador de vários cursos técnicos patrocinados pelo SGB-CPRM e pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De 1984 a 1986 chefiou o Escritório da CPRM em Trípoli, na Líbia e representante do SGB-CPRM no Lybian-Arab Brazilian Joint Group. Em 1987, passou a chefiar a Assessoria Internacional do SGB-CPRM, quando participou de várias missões internacionais, entre elas, representante no Subgrupo de Trabalho SGT-15 Mineração e Geologia, participando de reuniões no Brasil e nos países membros e associados do Mercosul. Também foi membro da Comissão Organizadora do XXXI Congresso Internacional de Geologia realizado em 2000, presidido pelo SGB-CPRM.

Já na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas Energia, o geólogo atuou como assessor sênior da área internacional.