Rio Tinto e Ford assinam parceria

22/07/2022
Pelo acordo, a Ford será o cliente base para o projeto de lítio Rincon da Rio Tinto na Argentina.

 

A Rio Tinto e a Ford Motor Company assinaram um memorando de entendimento global (MOU) não vinculativo para desenvolver conjuntamente cadeias de suprimentos mais sustentáveis e seguras para baterias e materiais de baixo carbono a serem usados em veículos Ford. A parceria apoiará a transição para um futuro net-zero, fornecendo à Ford, materiais como lítio, alumínio com baixo teor de carbono e cobre. Isso permitirá que a Rio Tinto avance em seu compromisso de trabalhar com os clientes para descarbonizar as cadeias de valor. 

Pelo acordo, a Ford será o cliente base para o projeto de lítio Rincon da Rio Tinto na Argentina. A mineradora tem avançado no planejamento detalhado para colocar o Rincon em produção e trabalhará com a Ford em um acordo significativo de compra de lítio para apoiar sua produção de veículos elétricos. As duas empresas trabalharão para fortalecer o fornecimento de alumínio com baixo teor de carbono para uso em veículos Ford, incluindo metal produzido usando a tecnologia de fundição ELYSIS™ de carbono zero e das operações hidrelétricas da Rio Tinto no Canadá, ajudando a Ford a cumprir seu compromisso com o First Mover's Aliança.

A Ford e a Rio Tinto também trabalharão para desenvolver cadeias de suprimentos domésticas seguras para a Ford em outras commodities essenciais para a transição energética das operações da Rio Tinto na América do Norte, incluindo cobre produzido com uma pegada de baixo carbono. O memorando baseia-se no relacionamento da Ford com a Rio Tinto como fonte primária de matéria-prima de alumínio para sua icônica F-150, a primeira picape de carroceria totalmente em alumínio do mundo. As ligas de alumínio de alta resistência usadas no Ford F-150 ajudam a melhorar o desempenho e economizar peso, ajudando-o a rebocar cargas mais pesadas, acelerar mais rápido e reduzir as distâncias de parada. Agora, as empresas trabalharão juntas explorando o que é possível na transição energética com modelos como o caminhão elétrico de última geração da Ford. 

O diretor de plataforma industrial da Ford, Hau Thai-Tang, disse: “Este é um exemplo poderoso de como a escala comprovada e a experiência industrial da Ford podem ser aproveitadas para acelerar a mudança para os veículos elétricos. Estamos aplicando anos de conhecimento compartilhado e um forte relacionamento para apoiar a produção de modelos que os clientes já conhecem e potencialmente para ajudar a criar uma nova geração de EVs para milhões de clientes”. O diretor comercial da Rio Tinto, Alf Barrios comentou estar entusiasmado em trabalhar com a Ford para apoiar a transição para o zero líquido, fornecendo uma variedade de materiais necessários para veículos elétricos e de baixo carbono e, desta forma, avançar no compromisso para descarbonizar nossas cadeias de valor. “A Rio Tinto está posicionada de forma única para trabalhar com empresas como a Ford para desenvolver cadeias de suprimentos mais sustentáveis, rastreáveis e seguras. Estamos investindo para crescer em materiais necessários para a transição energética e em tecnologia e parcerias para descarbonizar nossos negócios e cadeias de valor”.

Direto da Fonte