Religadores automáticos são implantados no Complexo de Germano

06/03/2025
Atualmente, a Samarco conta com 50 religadores nas linhas de distribuição em Minas Gerais e tem planos de instalar mais 100.

 

A Samarco implantou um projeto inovador de religadores automáticos nas linhas de distribuição de energia no Complexo de Germano (MG) para otimizar a eficiência e ampliar a confiabilidade de suas redes elétricas. A tecnologia irá gerar mais segurança para os processos e pessoas que envolvidas com a atividade e os novos mecanismos proporcionarão um sistema mais confiável, capaz de isolar falhas rapidamente e reduz o tempo de deslocamento das equipes de manutenção. 

A iniciativa também impulsionou a criação do Centro de Monitoramento de Energia em Germano, com o objetivo de integrar os sistemas elétricos. “O novo sistema permite o monitoramento em tempo real e nos possibilita ter uma visão mais macro do sistema elétrico do Complexo Germano, agilizando, assim, o controle e a resolução de falhas de rede em até 96%”, comentou Thiago Lopes, coordenador de Manutenção da Samarco e um dos idealizadores do projeto. A estratégia de implementação dos religadores automáticos é inovadora no setor da mineração e foi planejada para integrar esses dispositivos em várias áreas da Samarco, incluindo as linhas de distribuição da mina, sistemas de filtragem, barragens e bombeamento. 

Iniciado em 2021 com a aquisição dos três primeiros religadores automáticos, o projeto visa aumentar a agilidade e a segurança nas redes de distribuição de energia da empresa. Atualmente, a Samarco conta com 50 religadores nas linhas de distribuição em Minas Gerais e tem planos de instalar mais 100. A expansão para o Complexo de Ubu, no Espírito Santo, está sendo avaliada.