Programa de Saúde para as comunidades em Minas e Goiás

08/01/2024
A iniciativa já capacitou cerca de 800 profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social

 

Em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Anglo American promove um programa de saúde voltado para as comunidades anfitriãs dos seus empreendimentos em minério de ferro e níquel no Brasil. A iniciativa já capacitou cerca de 800 profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim; e das cidades goianas de Barro Alto e Niquelândia.

O programa de treinamento tem como objetivo fortalecer políticas e serviços públicos de saúde da região, priorizar as metas do ODS 3, referente à saúde e bem-estar, com foco no controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e de colo de útero (meta 3.4); na prevenção do abuso de álcool, tabaco e outras drogas (meta 3.5); e na promoção da saúde sexual e reprodutiva da população (meta 3.7). “Baseados em estudos técnicos, análises de dados e consultas junto ao poder público e às comunidades, iniciamos o trabalho focados nestas três temáticas do ODS 3 da ONU, visando assegurar condições para proporcionar uma vida saudável para a população em todas as idades. Este programa vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e dos objetivos traçados em nosso Plano de Mineração Sustentável”, afirma Daniel Tito Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American.

As capacitações iniciadas em junho do ano passado são realizadas em parceria com ONGs e empresas especializadas e envolvem agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, odontólogos, recepcionistas e fisioterapeutas locais. Ao todo, foram destinadas, até o momento, quase 500 horas de treinamentos. “O programa também inclui o aprimoramento de ferramentas de gestão em saúde para as secretarias municipais, visando mais qualificação para a gestão da informação. Além disso, escolas públicas participam de ações educativas em saúde”, completa Tito. "Sou grata pela oportunidade de participar da capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva. Por meio dela, conquistei uma nova visão da maneira de atuar junto às equipes e à comunidade", afirma Suely Aparecida de Oliveira, nutricionista em Conceição do Mato Dentro. “Esse tipo de capacitação mudou a minha forma de enxergar o mundo e as pessoas, principalmente as mulheres que precisam ser respeitadas e valorizadas", completa Maria Valdivina Gonçalves, orientadora social de Goiás que participou de um dos treinamentos de saúde do programa.

Em 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) implementou o programa Previne Brasil, um novo modelo para financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) que considera três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, em especial as que participam de programas sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como o Conecte SUS (informatização). “Com a alteração da forma de distribuição de recursos federais, o acompanhamento contínuo dos indicadores de saúde é determinante para a obtenção de resultados positivos. Portanto, quando promovemos capacitações em saúde, estamos contribuindo para que os municípios recebam mais recursos do SUS”, explica Tito. 

Recentemente, a Anglo American também doou equipamentos de RT e PCR para a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (MG) e para a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os aparelhos foram adquiridos pela mineradora no período da pandemia da Covid-19, para otimizar resultados de testes para empregados, familiares e comunidades e, agora, serão usados pelas duas instituições de Minas Gerais e Goiás. A Anglo American também realizou instalação e calibração dos dispositivos, além de treinamento para as equipes que irão manuseá-los.

Direto da Fonte