O potencial do Lineamento Azimute 125

08/06/2021
Segundo a pesquisa, a região apresenta alto potencial mineral, incluindo os mais importantes complexos carbonatíticos e kimberlíticos do Brasil.

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) apresentou para a equipe de exploração da Petrobras os resultados do projeto de caracterização magnética da porção central do Lineamento Azimute 125, área com mais de 800 km de extensão e alto potencial mineral nos estados de Goiás e Minas Gerais. A pesquisadora Loiane Moraes, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB-CPRM, fez a apresentação, a convite da Petrobras, em maio. 

O estudo realizado pela Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), explorou uma feição com dimensões continentais que está diretamente relacionada às Províncias Alcalinas de Goiás e do Alto Paranaíba. Segundo a pesquisa, a região apresenta alto potencial mineral, incluindo os mais importantes complexos carbonatíticos e kimberlíticos do Brasil. Os dados geofísicos utilizados na pesquisa ajudam a entender o comportamento tectônico do Az 125°. 

A Petrobras tem interesse em saber se o Lineamento Az 125° se prolonga para a plataforma continental e poderia estar associado ao Lineamento Cruzeiro do Sul. Na apresentação foi abordado o histórico dos estudos realizados ao longo desse lineamento, destacando principalmente os temas geofísicos, alguns estudos de casos e as possibilidades de trabalhos futuros. Mais de 800 colaboradores da Petrobras foram convidados para a reunião virtual. 

A pesquisa realizada pela DISEGE investiga a extensão do Az 125° e sua possível continuidade até o estado de Rondônia, por meio de dados magnetométricos. Os especialistas buscaram entender a colocação e extensão dos diques na área, além de suas possíveis idades. Os dados obtidos não indicam que o Lineamento Az 125° tenha continuidade até o Estado de Rondônia, e mostraram que os diques foram colocados ao longo de uma zona de fraqueza antiga. As informações em escala regional poderão contribuir na pesquisa e compreensão da geologia das áreas de outros projetos. “Sabendo-se que o Lineamento Az 125° está diretamente associado a importantes províncias minerais já conhecidas, os resultados deste estudo poderão auxiliar na pesquisa e entendimento de outras províncias com características similares”, afirma.