Materiais sustentáveis com uso de resíduos

27/08/2022
Objetivo é estudar o desenvolvimento de materiais ecoeficientes utilizando resíduos da extração e do beneficiamento de blocos de rochas ornamentais.

 

A pesquisadora regional do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) no Espírito Santo, Mônica Castoldi Borlini Gadioli, recebeu bolsa de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES. O título do projeto é “Desenvolvimento de materiais ecoeficientes usando resíduos de processamento de rochas ornamentais". O início da vigência foi em julho e a bolsa tem duração de 36 meses.

A crescente preocupação mundial com o meio ambiente, como o uso sustentável dos recursos e o gerenciamento correto dos resíduos provenientes das atividades industriais têm levado a abordagens que buscam transformar a economia linear em um modelo mais eficiente, a circular. O objetivo do projeto de Mônica é estudar o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, rochas aglomeradas artificiais e cerâmicas, utilizando resíduos dos processos da extração e do beneficiamento de blocos de rochas ornamentais por meio de teares multifio e resina vegetal poliuretana à base de óleo de mamona. 

A utilização dos resíduos como matéria-prima pode gerar benefícios técnicos, econômicos e socioambientais, além de contribuir para a normatização do uso desses resíduos, diminuir o consumo de matérias-primas naturais e a quantidade de resíduo a ser descartado na natureza, para a produção de produtos sustentáveis de alto valor agregado, colaborar para diminuir o impacto ambiental negativo, pode colaborar para oportunidades de novos negócios para o setor de rochas ornamentais e da construção civil e, consequentemente, aumentar o ciclo econômico de produtos e a geração de novos empregos.