FLSmidth vai separar negócios de mineração e cimento

29/01/2024
Para a empresa, os negócios de Mineração e Cimento são muito diferentes em termos de dinâmica de mercado

 

A FLSmidth anuncia que introduziu estratégias para separar seus negócios de mineração e cimento. Além disso, foram anunciadas metas financeiras de longo prazo para cada um dos dois negócios. A partir de 1º de janeiro de 2024, a nova estrutura empresarial está em vigor e as restantes atividades de separação deverão ser concluídas durante o primeiro semestre de 2024.

Para a empresa, os negócios de Mineração e Cimento são muito diferentes em termos de dinâmica de mercado e fundamentos da indústria. Além disso, as sinergias, a sobreposição na base de clientes e a sobreposição nas ofertas de produtos entre os dois negócios são limitadas. Consequentemente, ao separar as duas empresas, ambas se beneficiarão de uma maior flexibilidade operacional, de uma forte responsabilização e de uma maior transparência financeira. Isto permite-lhes concentrar-se nas suas próprias oportunidades e desafios únicos e, assim, maximizar todo o seu respectivo potencial. Ao longo do último ano, a FLSmidth simplificou e redimensionou o negócio de Cimento para reforçar ainda mais a posição de liderança no mercado, melhorar a rentabilidade e torná-lo adequado à finalidade com um foco estratégico nos principais produtos e serviços exigidos na indústria do cimento. “Continuamos a acreditar que o desenvolvimento econômico global e a transição verde oferecem oportunidades atraentes de crescimento a longo prazo para o nosso negócio de Cimento e que, especialmente, o negócio de Serviços detém um potencial significativo inexplorado”.

Para desbloquear todo o potencial do negócio do Cimento e maximizar o valor para os acionistas, a empresa avaliou, como parte do processo de separação pura e simples, diferentes modelos de negócio, cenários de investimento e potenciais estruturas de propriedade. Esta avaliação sugere que o negócio do Cimento poderia se beneficiar de uma propriedade alternativa. Consequentemente, o Conselho de Administração e a Direção Executiva do Grupo decidiram explorar as opções de desinvestimento disponíveis para o negócio de Cimento. “Estou verdadeiramente orgulhoso do que alcançamos com o nosso negócio de Cimento durante mais de 140 anos. Acredito firmemente que o negócio está bem posicionado para o sucesso futuro e que tem um papel significativo a desempenhar na descarbonização do cimento. No entanto, ao analisar as opções de longo prazo para a FLSmidth como negócio, para os nossos clientes e para os nossos acionistas, concluímos que uma separação de propriedade poderia ser benéfica tanto para os negócios de Mineração como para os de Cimento. Desbloquear todo o potencial do negócio de Cimento requer investimentos substanciais e atenção dedicada da gestão, que acreditamos que será mais facilmente alcançado sob uma propriedade diferente da FLSmidth”, disse o Presidente do Conselho de Administração, Tom Knutzen.

O CEO do Grupo FLSmidth, Mikko Keto, afirma que o negócio de Cimento tem demonstrado um desempenho robusto e um bom progresso estratégico nos últimos anos. “Isto me dá grande conforto na capacidade da Cement de continuar sua jornada positiva, também – e talvez ainda mais – sob outra propriedade que não a da FLSmidth. Temos uma ambição clara de fortalecer ainda mais a nossa posição de liderança no mercado de mineração e vemos enormes oportunidades de longo prazo para o negócio, apoiadas por fortes fundamentos da indústria e por uma perspectiva positiva de mercado a longo prazo. Consequentemente, a decisão de hoje de explorar opções de desinvestimento para o nosso negócio de Cimento constitui um passo fundamental para desbloquear todo o potencial a longo prazo dos negócios de Mineração e de Cimento”.

A companhia afirma que quaisquer anúncios adicionais serão feitos conforme e quando apropriado e que aguarda uma transação potencial até o final de 2024, no mínimo. Entretanto, a FLSmidth Cement continuará a executar a sua estratégia “GREEN’26”, sem alterações na liderança ou nas operações.

Direto da Fonte