Comissionamento antecipado de linha de transmissão em Tocantinzinho

08/01/2024
A linha de energia de 193 km e 138 quilovolts (kV) será energizada antes do comissionamento da planta de processo

 

A G Mining Ventures Corporation concluiu antecipadamente o comissionamento de seu projeto de linha de transmissão de energia, fornecendo energia gerada de forma renovável para o Projeto de Ouro Tocantinzinho (TZ), 100% de propriedade da GMIN, atualmente em construção no Estado do Pará. A linha de energia de 193 km e 138 quilovolts (kV) será energizada antes do comissionamento da planta de processo, bem antes da produção comercial no segundo semestre de 2024.

O Projeto TZ está agora conectado à rede elétrica brasileira e começará a alavancar inúmeros benefícios conforme anunciado anteriormente em 1º de junho de 2023, incluindo: Fixação do preço da energia entre 2024 e 2026 em cerca de 25% inferior às estimativas utilizadas no Estudo de Viabilidade de 2022; e Fornecimento garantido de energia hidroelétrica renovável certificada, com rastreabilidade, em linha com o objetivo da GMIN de ser um produtor de ouro com baixas emissões de CO2. “Quero parabenizar Leoncio Vieira Neto, Gerente da Linha de Transmissão, e sua equipe por alcançarem este importante marco no Projeto Tocantinzinho antes do previsto. A conclusão da linha elétrica e a ligação bem-sucedida à rede eléctrica reduzirão os nossos custos operacionais, melhorarão a fiabilidade e demonstram o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, reduzindo a nossa pegada de carbono. Em sua nova função de liderança de nossas iniciativas de prontidão operacional, prevejo que Leoncio continuará a fazer contribuições significativas para o avanço do TZ para a produção comercial no segundo semestre de 2024”, disse Louis-Pierre Gignac, Presidente e CEO da GMIN.

Leôncio Vieira Neto, Gerente de Linhas de Transmissão, possui mais de dez anos de experiência no mercado de energia e transmissão. Durante sua carreira, desenvolveu, construiu e operou mais de 3 GW de infraestrutura de energia, responsável por mais de 600 km de linhas de transmissão até 500 kV. Leôncio é Engenheiro Civil com MBA, especializado em Energia Fotovoltaica conectada e isolada à rede. Com a conclusão da linha elétrica, Leôncio irá agora concentrar a sua atenção em iniciativas de prontidão operacional.

Direto da Fonte