CODEMGE disponibiliza gratuitamente levantamentos aerogeofísicos

08/08/2024
O levantamento aerogeofísico, realizado por aeronaves a baixas altitudes, coleta imagens e informações com alta densidade e precisão a partir de uma altura de 100 metros

 

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, anunciou a disponibilização gratuita de levantamentos aerogeofísicos para empresas e pesquisadores. Antes, o serviço era acessível gratuitamente apenas a pesquisadores com solicitações formais de instituições de ensino, enquanto os demais interessados pagavam até R$ 300 mil. O levantamento aerogeofísico, realizado por aeronaves a baixas altitudes, coleta imagens e informações com alta densidade e precisão a partir de uma altura de 100 metros. Os dados estão disponíveis no site da CODEMGE nos formatos gdb, grid e pdf.

As informações são importantes para ajudar na prospecção mineral e permitir a identificação precisa de locais com maior potencial para extração mineral. A CODEMGE oferece ainda projetos de mapeamentos geológicos de Minas Gerais no Portal da Geologia, em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). “A função principal da CODEMGE é estimular o desenvolvimento econômico por meio da oferta de informações qualificadas ao mercado, o que pode atrair mais empresas para o setor de mineração em Minas Gerais”, disse Sérgio Cabral, diretor-presidente da CODEMGE.

Para o gerente de mineração e meio ambiente da CODEMGE, Eduardo Ruiz, o levantamento aerogeofísico contribui para uma mineração mais eficiente e responsável. O público-alvo para tais informações inclui universidades e empresas de mineração interessadas em projetos em Minas Gerais, embora os dados estejam abertos à sociedade em geral. Ruiz afirmou que a acessibilidade dos dados melhora a eficiência na pesquisa mineral e oferece uma base técnica robusta para a tomada de decisões sobre projetos minerais. Para acessar as informações, os interessados devem visitar o site da CODEMGE, codemge.com.br, preencher um formulário específico e enviar a solicitação. O portal da geologia organiza e disponibiliza dados completos sobre o potencial mineral do estado, facilitando o estudo e estimulando investimentos no setor mineral.

Direto da Fonte