Caminhões autônomos já movimentaram 5,5 bilhões t

26/09/2022
A Caterpillar aumentou o número de caminhões autônomos em operação em 40% nos últimos dois anos.

 

Aproximadamente nove meses após atingir o marco de 4,4 bilhões de toneladas de transporte autônomo, os caminhões equipados com Cat MineStar Command para transporte já movimentaram mais de 5,5 bilhões de toneladas. Os caminhões autônomos Cat estão a caminho de superar os recordes anteriores de materiais transportados em um ano civil, projetados em mais de 1,4 bilhão de toneladas (1,57 bilhão de toneladas) em 2022.

Atualmente, mais de 550 caminhões de mineração estão equipados com Comando para transporte, operando em três continentes. Nos últimos nove anos, caminhões equipados com Comando para transporte percorreram quase a distância média entre a Terra e Marte com zero acidentes com perda de tempo. “Em 2013, colocamos nossas primeiras frotas de caminhões autônomos na Austrália Ocidental, na FMG Solomon e BHP Jimblebar. Desde então, os caminhões que usam o Command para transporte viajaram com segurança quase 200 milhões de km (124,3 milhões de milhas), mais que o dobro da experiência em operações autônomas de qualquer fabricante de automóveis”, comenta Denise Johnson, presidente do grupo Caterpillar Resource Industries. 

A Caterpillar aumentou o número de caminhões autônomos em operação em 40% nos últimos dois anos. A companha acredita que a automação é uma das muitas chaves para implementar a tecnologia que desbloqueia o valor que os mineradores precisam quando se trata da transição energética para operações mais sustentáveis. “Os novos caminhões de acionamento elétrico Cat 798 AC, substituindo toda a frota de caminhões de transporte da BHP na mina Escondida, apresentarão tecnologias que avançam as principais iniciativas do local, incluindo autonomia e descarbonização. O acordo permite acelerarar a implementação de seus planos de autonomia na mina da BHP, fazendo a transição da frota com a tecnologia de sistema de transporte autônomo (AHS)”, disse Marc Cameron, vice-presidente da Caterpillar Resource Industries. 

A Caterpillar permitiu que 13 clientes em 23 locais diferentes tivessem sucesso com soluções de transporte autônomo de local completo. As soluções agora gerenciam areias betuminosas, cobre, ouro, carvão, lítio e fosfato e abrangem os tamanhos de classe de 190 a 370 toneladas (210 a 410 toneladas), os caminhões de mineração Cat 789D, 793D, 793F, 797F e de acionamento elétrico 794 AC e 798 AC, capazes de operação totalmente autônoma. Os kits de retrofit permitem que os mineradores expandam o Command para caminhões de mineração Cat existentes.

 “Em 2023, expandiremos o Comando de transporte para a classe de caminhões de 139 toneladas (153 toneladas) na mina de lítio-boro Rhyolite Ridge da ioneer Ltd. Este é o primeiro projeto greenfield na América do Norte a usar um AHS”, diz Sean McGinnis, vice-presidente e gerente geral da Cat Mining. “Agora estamos vendo uma mudança em direção à autonomia solicitada em novos caminhões Cat. Enquanto grandes minas com frotas de mais de 70 caminhões foram as primeiras a adotar a tecnologia, estamos vendo viabilidade econômica para autonomia em minas menores, com frota de menos de 15 caminhões”. A Caterpillar monitora continuamente o setor em busca de oportunidades para ampliar o uso da automação para ajudar a impulsionar a segurança e a eficiência. Além da expansão do Command para transporte para o Cat 785 para pioneer, a Caterpillar vê potencial para autonomia Cat em pedreiras e agregados. Além disso, a tecnologia AHS da Caterpillar foi implantada no caminhão-pipa autônomo Cat 789D (AWT) operando na mina Gudai-Darri da Rio Tinto na Austrália, o primeiro AWT do mundo, para irrigação automatizada de estradas de transporte.

Direto da Fonte