Bahia traça plano para portos e ferrovias

15/09/2023
Na ocasião será assinado o termo de abertura da nova etapa de estudos para subsidiar o Plano Estratégico Ferroviário do Estado.

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria do Planejamento (Seplan) apresentam, dia 15 de setembro, a partir das 9h, no auditório da Seplan, o potencial de atração de investimentos para ampliação do transporte de cargas de alta capacidade no estado. 

Entre os alvos de investimentos estão ferrovias, portos e equipamentos logísticos para o desenvolvimento regional da Bahia. As informações serão apresentadas pelos especialistas da Fundação Dom Cabral (FDC) com a participação do secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e a presença de especialistas de diversos órgãos do Estado ligados ao tema da logística. 

Na ocasião será assinado o termo de abertura da nova etapa de estudos para subsidiar o Plano Estratégico Ferroviário do Estado, contratado pela CBPM e desenvolvido, em 2022, pela FDC, instituição que agora é responsável pela nova etapa de estudos, contratada pela SEI. A primeira etapa do projeto identificou passagens de cargas pela Bahia, ligando as regiões Nordeste e Sudeste, e leste-oeste, ligando portos à região Centro-Oeste. As cargas, em cada direção, somam uma média de 130 milhões de TU (tonelada útil tracionada, que representa o total de carga movimentada na malha, no transporte remunerado). 

O evento é uma nova edição do projeto Pensar a Bahia, da SEI, sob o tema Logística como fator de desenvolvimento regional: ferrovias e portos da Bahia. O professor Paulo Rezende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e pesquisador responsável pela Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes da Fundação Dom Cabral, além dos professores Ramon Victor Cesar e Bernardo Cabral, também especialistas em Logística da instituição, farão uma apresentação, onde serão mostrados os fluxos de grãos, minérios e cargas gerais que passam pela Bahia, e que geram sobrecarga nas rodovias, representando uma potencialidade para ampliar as ferrovias de alta capacidade. 

A nova etapa do projeto irá associar o transporte por rodovias com o novo sistema ferroviário proposto para criar nós logísticos nas principais cidades da Bahia, além de demonstrar possibilidades de investimentos em plataformas logísticas ou centros logísticos de distribuição, que podem atrair investimentos em serviços e indústrias, além de um estudo mais detalhado sobre as condições e potencialidades dos portos da Bahia.

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