Appian Capital nomeia novos nomes para suas operações no Brasil
A Appian Capital Advisory LLP anunciou reestruturação de suas operações no Brasil, para dar suporte a novas oportunidades de crescimento. A empresa nomeou Ignacio Bustamante, Head de Metais Básicos da Appian, para comandar a Atlantic Nickel, enquanto Milson Mundim foi nomeado CEO da Omnigen Energy e será responsável por entregar os projetos solares da Appian para reduzir custos e descarbonizar os ativos de mineração no Brasil. A Appian nomeará um novo Head de Minerais Críticos e Industriais para alavancar sinergias e integrar ainda mais as operações em seu portfólio, incluindo a Graphcoa e Urbix. Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil, deixará a organização após retomar com sucesso as operações na Atlantic Nickel e entregar três projetos greenfield em operação (Mineração Vale Verde - MVV, Graphcoa e Omnigen).
O projeto Santa Rita da Atlantic Nickel será gerido por Ignacio Bustamante, que entrou na Appian em 2023 e construiu uma equipe especializada em metais básicos que supervisiona os ativos de zinco da Appian no Canadá e na Namíbia, que devem produzir um total combinado de cerca de 250 mil toneladas por ano de Zinco Equivalente até 2033. Ele será apoiado por Tony Lima, em seu papel como Diretor de Operações da Atlantic Nickel. Ignacio tem vasta experiência na construção e operação de ativos de mineração em todo o mundo, incluindo 13 anos como CEO da Hochschild Mining PLC, onde liderou o desenvolvimento do projeto principal da empresa, Inmaculada, uma mina subterrânea de ouro e prata no Peru. Agora, Ignacio desenvolverá a extensão subterrânea da Atlantic Nickel durante a transição da mineração a céu aberto para subterrânea. A Appian já avançou no desenvolvimento subterrâneo da mina, incluindo a entrega de seu estudo de pré-viabilidade (PFS) no quarto trimestre de 2024. O PFS reforçou ainda mais a confiança da Appian na extensão da mina, projetando um aumento de mais de 20 anos, uma taxa de produção mais alta de aproximadamente 30 mil t/ano de Níquel Equivalente, a uma baixa intensidade de capital e estrutura de custos, utilizando a planta e infraestrutura já existentes.
Já na divisão de energia renovável, Milson Mundim assume como CEO da Omnigen Energy. Ainda na posição de CFO da Appian Capital Brazil, o executivo conduziu o financiamento e a construção das 20 usinas solares da Omnigen em Minas Gerais, com uma capacidade total de 62,4 MWp, até a produção dentro do orçamento. Ele agora liderará a empresa, que é um elemento central da estratégia de energia limpa, que apoia as ambições do negócio de descarbonizar seu portfólio e melhorar margens. A Appian também planeja apontar um novo Head de Minerais Críticos e Industriais, que colaborará com a gestão existente na Graphcoa e Urbix para progredir na estratégia de integração vertical da Appian e dar suporte adicional aos outros ativos de minerais industriais do grupo. A Graphcoa iniciou a produção em sua primeira mina em Itagimirim, Bahia, no quarto trimestre de 2024. Suas operações, que continuarão a ser lideradas por Ricardo Alves, Diretor Executivo, fornecerão matéria-prima de grafite para a Urbix, sediada nos EUA, para produzir grafite esférico purificado revestido para uso em veículos elétricos, criando uma cadeia de suprimento de ânodos de grafita segura e verticalmente integrada nas Américas.
Todas as três linhas de negócios continuarão a alavancar a experiência coletiva, capacidades e reputação da equipe de mais de 100 pessoas da Appian Capital Brazil, sediada em Belo Horizonte. Suas estratégias serão apoiadas por Diogo Oliveira, Diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil, e Milson Mundim, que continuará em seu papel como Diretor Financeiro da Appian Capital Brazil, além de sua posição como CEO da Omnigen Energy. “A Appian alcançou um sucesso significativo no Brasil, desenvolvendo novos projetos que deixarão um impacto social e econômico positivo e duradouro em nossas comunidades anfitriãs. Esta reestruturação ajudará a posicionar nosso portfólio para construir sobre essa base e otimizar o desempenho de nossos ativos no futuro", afirma Michael W. Scherb, fundador e CEO da Appian.
“Gostaria de agradecer ao Paulo pela sua liderança de excelência nos últimos seis anos. Sob sua gestão, a Appian Capital Brazil cresceu e conseguiu colocar quatro projetos em operação, integrando-os nas comunidades locais e implementando práticas inovadoras, seguras e responsáveis em todas as nossas operações. Desejamos a ele muita sorte em sua próxima empreitada", acrescenta Scherb. Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brasil, deixará a organização em 30 de março de 2025. Sua saída ocorrerá após a conclusão esperada da venda da Mina Serrote da Mineração Vale Verde, um ativo greenfield de cobre e ouro a céu aberto localizado em Alagoas. O desenvolvimento e desempenho da MVV desde que foi adquirida em 2018 demonstra a força do modelo operacional da Appian em identificar, adquirir e otimizar projetos de mineração subvalorizados através de expertise técnica, criando valor significativo para seus stakeholders.