Anglo American rejeita nova proposta da BHP, mas deixa porta aberta

22/05/2024
Para a Anglo American, terceira proposta feita pela BHP, no valor de US$ 49,18 bilhões, inclui a mesma estrutura altamente complexa das propostas anteriormente rejeitadas

 

A Anglo American informa que rejeitou uma terceira proposta feita pela BHP no valor de US$ 49,18 bilhões, alegando que a oferta “inclui a mesma estrutura altamente complexa das propostas anteriormente rejeitadas em 26 de abril de 2024 e 13 de maio de 2024. Isto envolve uma oferta de todas as ações da Anglo American pela BHP, com a exigência de que a Anglo American conclua duas cisões separadas de todas as suas participações acionárias na Anglo American Platinum Limited e na Kumba Iron Ore Limited aos acionistas da Anglo American. A oferta de todas as ações e as cisões exigidas seriam intercondicionais”.

Desta vez, porém, a Anglo American deixa a porta aberta para continuar negociando com a BHP, dando prazo até 29 de maio para que a mineradora faça uma nova proposta ou diga se está desistindo definitivamente do negócio.

“A mais recente proposta da BHP contrasta claramente com o plano autónomo mais simples da Anglo American para acelerar a entrega de valor anunciado em 14 de maio de 2024 e com a sua proposta de cisão da Anglo American Platinum Limited - uma cisão única que a Anglo American tem um histórico comprovado de entrega. O complexo processo proposto pela BHP provavelmente levará 18 meses ou mais para ser concluído e acarreta riscos significativos de execução e conclusão relacionados tanto ao valor quanto ao tempo. Espera-se que os elementos-chave do plano independente da Anglo American para acelerar a entrega de valor estejam substancialmente concluídos nessa fase. As aprovações exigidas em relação à última proposta da BHP também provavelmente resultarão na imposição de condições que impactarão desproporcionalmente a Anglo American Platinum Limited e a Kumba Iron Ore Limited e, portanto, os acionistas da Anglo American”, diz o comunicado da Anglo American.

Direto da Fonte