ABAL lançará primeiro inventário de emissões de GEEs do setor

11/04/2025
A iniciativa marca um avanço para o setor, alinhado às políticas nacionais de transição para uma economia de baixo carbono.

 

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anunciou parceria estratégica para lançar o primeiro inventário completo de emissões de gases de efeito estufa do setor do alumínio. Desenvolvido com apoio do Programa Euroclima, da União Europeia, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), o projeto tem a parceria da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa marca um avanço para o setor, alinhado às políticas nacionais de transição para uma economia de baixo carbono.

O projeto abrange toda a cadeia produtiva do alumínio no Brasil — da mineração da bauxita à reciclagem —, e o inventário disponibilizará dados inéditos sobre as emissões do setor entre 2019 e 2023. O estudo conta com metodologias internacionalmente reconhecidas, como o GHG Protocol e as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC).

Além de subsidiar a construção do plano setorial de mitigação das mudanças climáticas da indústria brasileira, a ação prepara o setor para o futuro Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que está em fase de regulamentação. O projeto também prevê a capacitação de empresas — especialmente de pequeno e médio porte — para que estejam aptas a atender às futuras exigências de mensuração, relato e verificação (MRV) de emissões. “O lançamento do inventário é um passo importante para posicionar a indústria do alumínio como protagonista para a transição para uma economia de baixo carbono. Acreditamos que, com dados sólidos e ações coordenadas, podemos fortalecer nossa competitividade, ao mesmo tempo em que contribuímos com as metas climáticas do país e setores estratégicos”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.