A primeira mulher no comando da Anglo American no Brasil

06/12/2023
Nova CEO anunciou investimentos de R$ 12 bilhões no Brasil até 2027

 

A executiva Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil no dia 5 de dezembro. Anteriormente, ela ocupava o cargo de Diretora Financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres. A partir de agora, Ana será responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), no estado de Goiás. Ela substituirá Wilfred Bruijn, o Bill, que deixou o posto em vista de um novo ciclo profissional.

Há 11 anos na Anglo American, Ana já atuou na área financeira por nove anos no Brasil e por dois anos e meio na Inglaterra. “Seguiremos focados rumo a uma transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros. Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental, sempre pautados por nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta Ana. 

A Anglo American gera cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e investimentos no País de, aproximadamente, R$ 12 bilhões, previstos até 2027. Em relação à sustentabilidade, Ana cita a importância do Plano de Mineração Sustentável, que guia as ações da empresa nos pilares ambiental, social e governança. “Temos a meta de reduzir 30% da emissão de gases do efeito estufa em nossas plantas operacionais, até 2030. Em alinhamento a esses objetivos do plano, realizamos a assinatura de contratos de compra e de autoprodução de eletricidade, o que possibilitou uma matriz de energia elétrica 100% renovável nas operações do Brasil”, exemplifica. 

Ana Sanches destaca que a Anglo American completou 50 anos de história no Brasil em 2023 (Brasil Mineral conta essa história em https://www.brasilmineral.com.br/revista/429/), e os negócios de minério de ferro e níquel ocupam um papel estratégico na empresa, operacional e financeiramente. “Orgulhosos do nosso passado e atentos aos desafios do presente e do futuro, manteremos o compromisso de desenvolver uma mineração responsável, de alta performance e com resultados sustentáveis. Tudo isso com a dedicação e o empenho de todos os nossos empregados e parceiros, e em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa globalmente e aqui no Brasil”, afirma.

Direto da Fonte