RHI Magnesita adota projeção robotizada em altos-fornos

08/12/2023
O robô é acoplado com câmeras e manuseado e monitorado remotamente em tempo real pelo operador

 

Empresa global especializada em soluções refratárias, a RHI Magnesita implementou uma projeção refratária robotizada para alto-forno, de modo 100% automatizado, na América do Sul. O robô é acoplado com câmeras e manuseado e monitorado remotamente em tempo real pelo operador, de dentro de uma cabine e fora da área de risco do alto-forno. A iniciativa garante maior segurança da equipe durante a aplicação do material. Desta forma, a RHI Magnesita oferece para o mercado uma aplicação muito mais segura, com mais rapidez e assertividade - além da qualidade do produto e do seu monitoramento. O nosso intuito é proporcionar soluções abrangentes centradas no desempenho dos nossos clientes. Por isso, estamos investindo cada vez mais em um portfólio completo de soluções e conhecimento técnico para proporcionar mais segurança e eficiência operacional, tanto para os nossos colaboradores quanto para nossos clientes”, afirmou o diretor de serviços da RHI Magnesita na América do Sul, Tiago Nogueira.

Com essa nova tecnologia, a qualidade da aplicação é muito superior à realizada com os robôs convencionais, conduzida pelo operador no “janelão” do forno. Da cabine de controle, o técnico obtém imagens de alta resolução de todos os ângulos do equipamento captadas pelo robô e analisa os pontos que precisam de mais projeção, para que toda a superfície seja coberta uniformemente com o refratário.  Além disso, o robô permite baixo nível de poeira e rebote, melhor visibilidade, devido à alta tecnologia do produto refratário. A estabilidade da aplicação é garantida, graças aos recursos de programação e automatização do robô com relação ao seu giro e movimentação vertical.

Outra vantagem da instalação robotizada de concreto projetado (shotcrete) é o escaneamento a laser 3D. Por meio dessa tecnologia, a RHI Magnesita consegue monitorar o revestimento refratário do alto-forno, tanto antes quanto depois da aplicação, analisando o residual da parede.

Direto da Fonte