RHI Magnesita comemora seis anos de fusão com aquisições

01/11/2023
A integração das empresas consolidou a marca como uma grande produtora de soluções refratárias

 

A RHI Magnesita completou, no dia 31 de outubro, seis anos de fusão da austríaca RHI com a brasileira Magnesita. A integração das empresas consolidou a marca como uma grande produtora de soluções refratárias nos mercados internacionais. Nesses seis anos, a RHI Magnesita expandiu seu negócio com a aquisição de nove outras empresas do setor em diversos países, incluindo P-D Refractories, Seven Refractories, Hi-Tech Chemicals Limited, Mireco, MORCO (Missouri Refractories Co.) e Jinan New Emei Industries Co. Essas aquisições ampliaram o leque de produtos e serviços disponibilizados pela empresa no mercado. “Unimos a experiência da RHI Magnesita com a de outras empresas, diversificando nossos produtos e soluções refratárias de alto padrão para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Disponibilizando novas tecnologias e monitoramento de performance, agregamos mais valor às operações dos nossos clientes e oferecemos ainda mais qualidade e eficiência”, disse o presidente da RHI Magnesita na América do Sul, Wagner Sampaio.

A Seven Refractories teve aquisição concluída em julho deste ano e é uma fornecedora especializada de misturas de refratários aluminosos, que atende clientes das indústrias de ferro, aço, cimento, alumínio e metais não ferrosos. As misturas de refratários aluminosos são importantes no desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação com baixa emissão de CO2 para as principais indústrias clientes da RHI Magnesita. A empresa tem três unidades produtivas na Eslovênia, Índia e EUA, além de escritórios de vendas e centros de serviço na Alemanha, Itália, Reino Unido e Chipre, que se uniram à companhia. Já a aquisição do Grupo Preiss-Daimler ("P-D Refractories") permitiu ampliar ofertas de produtos e serviços especializados e condizentes com a demanda atual de mercado. Os clientes da P-D Refractories englobam indústrias de processo, especialmente, ligadas ao segmento de vidro e alumínio. A empresa é uma produtora de refratários à base de alumina de alta qualidade para aplicações industriais, abrangendo desde especialidades de alta alumina até tijolos de bauxita, andaluzia, sílica, argila ou magnesita. Quatro instalações de produção (na Alemanha e na República Tcheca) e duas minas de matérias-primas (na República Tcheca e na Eslovénia) foram incorporadas à RHI Magnesita. Outra fábrica que entrou para agregar know-how foi a Söğüt Refrakter Malzemeleri Anonim Şirketi (“SÖRMAŞ”), produtora de refratários para as indústrias de cimento, aço, vidro e outros segmentos, localizada na Turquia. A aquisição majoritária expande significativamente o portfólio de produtos, ampliando os negócios na Turquia e região.

A RHI Magnesita adquiriu empresas também na China e no Leste Asiático. Na China, adquiriu participação majoritária na Jinan New Emei Industries Co, o que permitiu expandir os produtos em refratários de controle de fluxo de aço e a oferta de contratos de soluções no mercado interno chinês, que são prioridades estratégicas. A Jinan New Emei é uma produtora de placas e sistemas, bicos e misturas refratárias para uso no controle de fluxo de aço. A Chongqing é outra fábrica chinesa que a RHI Magnesita adquiriu a participação majoritária. Responsável pela mistura de alumina, essa aquisição sublinha a estratégia da companhia na fabricação de tijolos de alumina de última geração, abrindo oportunidades em todos os setores industriais.

Como mais um passo fundamental na expansão, o negócio de refratários da indiana Hi-Tech Chemicals Limited (Hi-Tech) foi incorporado à RHI Magnesita India Limited em janeiro deste ano. A Hi-Tech opera uma instalação totalmente automatizada de última geração na cidade de Jamshedpur, Jharkhand, fabricando produtos de controle de fluxo de alta qualidade, como ISO, placas deslizantes, coberturas, plugues além de concretos, composto de abertura de bico ou monolíticos de distribuidor, em grande parte para a indústria siderúrgica.

A empresa criou joint venture com o Grupo Horn & Co e lançou, em novembro de 2022, a Mireco – uma plataforma para Reciclagem e Descarbonização da Indústria Refratária. A Mireco fortalece a reciclagem refratária para reduzir significativamente a pegada de carbono da indústria, fornecendo conceitos de reciclagem individuais e materiais circulares.

Direto da Fonte