‘Gente Cuidando das Águas’ é destaque em evento da ONU

06/02/2023
O projeto atua nas frentes de educação ambiental, ações de mobilização e comunicação ambiental e recuperação de nascentes.

 

Durante o Congresso Diálogo Regional das Águas 2023, evento realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Nexa foi destaque pelo projeto ‘Gente Cuidando das Águas’, desenvolvido em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O projeto atua nas frentes de educação ambiental, ações de mobilização e comunicação ambiental e recuperação de nascentes. Desde 2018, o projeto tem como meta realizar o cercamento de áreas de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina, promover a educação ambiental comunitária e escolar, proteger, conservar e preservar a água do município de Vazante (MG).

“Este é um projeto de grande valor para a Nexa e para nossas comunidades, principalmente nas áreas rurais. Essa é uma população que ainda sofre com pouco abastecimento e tratamento de água. Para levar água potável fizemos importantes alianças, e tivemos parceiros importantes e estratégicos como o BNDES. Ser reconhecido pela ONU nos enche de orgulho e estimula a seguir em frente”, afirma Cristiane Holanda, gerente de projetos sociais e de sustentabilidade da Nexa. O Diálogo Regional das Águas 2023 é um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023, que visa avaliar o progresso relacionado ao ODS 6 (água e saneamento). Entre os seus objetivos, estão: I) analisar o progresso do ODS 6 em relação aos compromissos adquiridos, acelerar sua implementação na América Latina e no Caribe (ALC) e avançar para uma transição hídrica sustentável e inclusiva; II) trocar experiências e lições aprendidas para a realização dos objetivos da Década de Ação para a Água 2018-2028 e III) lançar uma agenda regional de ação pela água com uma abordagem multissetorial.

Direto da Fonte