Ativos brasileiros reaproveitam mais de 89% da água utilizada

25/03/2024
O índice foi alcançado pela recuperação da água dos espessadores e armazenada nas barragens.

 

A Appian Capital Brazil tem desenvolvido projetos que proporcionam o uso eficiente da água em seus dois ativos no Brasil – a Atlantic Nickel, produtora de concentrado de níquel, na Bahia, e a Mineração Vale Verde (MVV), produtora de concentrado de cobre, em Alagoas. Juntas, as iniciativas do fundo reaproveitaram mais de 89% da água utilizada nos processos da operação. O índice foi alcançado pela recuperação da água dos espessadores e armazenada nas barragens.

Tanto a Atlantic Nickel como a MVV possuem Estação de Tratamento de Água (ETA). A da Mineração Vale Verde tem capacidade de tratamento de 5 m³/hora de água, enquanto a da Atlantic Nickel possui a capacidade de tratamento de 8,6 m³/hora de água. É por meio da ETA que a água captada é tratada para abastecer escritórios, refeitórios, vestiário, banheiros, laboratório e equipamentos específicos instalados. Além disso, as mineradoras também possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que, por meio de processos físicos, químicos e biológico, removem as cargas poluentes do esgoto gerado, devolvendo ao ambiente o produto final (efluente tratado), em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

A MVV também dá destinação adequada de resíduos industriais. Todo e qualquer efluente das áreas industriais e/ou de manutenção de equipamentos, são succionados por um equipamento próprio para esta finalidade e, posteriormente, direcionado para uma empresa especializada em tratar estes resíduos. Já a Atlantic Nickel tem uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), onde trata os efluentes de manutenção/industriais na Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel. Com a ETEI, a mineradora é capaz de tratar 100% dos efluentes oleosos. O óleo recuperado é colocado em um tanque, que posteriormente é vendido para uma empresa de rerrefino. Já a água recuperada é usada para umectação no site da Mina Santa Rita. 

Direto da Fonte