Tata Group inicia construção de projeto greenfield na Índia
O Gabinete da União do Governo indiano aprovou um projeto proposto em dezembro de 2021 com desembolso total previsto de US$ 8,4 milhões par a construção de três instalações aprovadas da Tata Electronics. O projeto greenfield teve as obras iniciadas em agosto deste ano em Jagiroad, Assam. A Tata Electronics, subsidiária integral da Tata Sons, espera que a instalação comece a produção em meados de 2025, com uma capacidade de produção diária de 48,3 milhões de chips. A montagem e o teste de chips semicondutores para aplicações automotivas, de comunicação, de inteligência artificial (IA) e outras ocorrerão na instalação.
Em meio a tensões geopolíticas entre o Ocidente e o Oriente sobre os fluxos de produção relacionados a semicondutores, a Índia mostrou que é capaz de ocupar uma fatia do mercado não muito procurada pelos principais participantes da indústria. Isso inclui instalações, como esta, com foco em um modelo de montagem e teste terceirizado (OSAT). A Assam Plant foi aprovada pelo principal programa de incentivo da Índia, e o desenvolvimento da instalação é apoiado pela India Semiconductor Mission e pela política de eletrônicos do governo de Assam.
A instalação contará com tecnologias de embalagem de semicondutores indianos, incluindo Wire Bond, Flip Chip e Integrated Systems Packaging (ISP), com planos para a instalação expandir suas tecnologias de embalagem no futuro. Embora a Índia ainda não consiga competir por capacidades de fabricação de chips de ponta, o país está em uma posição favorável para construir suas instalações de embalagem e teste à medida que a demanda por chips de alto desempenho aumenta em todos os setores. A nova instalação também alimentará a demanda doméstica por aplicações de semicondutores, fornecendo uma alternativa mais barata e simplificando ainda mais a produção de chips para criar um ecossistema de fabricação de semicondutores de ponta a ponta na Índia.