SGB e SDE lançam Atlas que mostra a diversidade baiana

08/08/2023
O Atlas disponibiliza os variados materiais produzidos e divulga a diversidade das rochas ornamentais baianas

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) desenvolveram o Atlas de Rochas Ornamentais do Estado da Bahia com o objetivo de mostrar a geodiversidade de tipos oriundos do território baiano, suas propriedades e características tecnológicas.

O Atlas disponibiliza, de forma integrada, os variados materiais produzidos e divulga a diversidade das rochas ornamentais baianas, para valorizar o setor e fomentar a economia do País, que atualmente exporta, para os cinco continentes, cerca de US$ 1 bilhão anuais, entre blocos e chapas de rochas ornamentais. O Atlas indica 118 novos materiais que representam um incremento de rochas exóticas translúcidas (em especial quartzitos) e notável busca por cores de tons azuis, verdes, amarelos, além dos materiais multicoloridos. O aumento nos mármores também é visível, com a produção de materiais com cores de tons verdes, pretos, brancos e bege.
O trabalho conjunto entre governos federal e estadual tem como meta fomentar o segmento de rochas ornamentais. O Atlas elaborado contou com apoio técnico de uma equipe multidisciplinar formada por geólogo, economista e arquiteta. De acordo com os dados disponibilizados pelos produtores, as rochas são representadas por imagens, e grande parte delas traz os seus respectivos dados tecnológicos, descrições petrográficas e município produtor.

O “Panorama do Segmento de Rochas Ornamentais da Bahia”, publicado em 2019, apresentou aspectos históricos e o panorama geoeconômico, além de alguns dos principais materiais produzidos na Bahia. Em seguida, foi publicado o Atlas e sua versão em inglês (Atlas of Dimension Stone of the Bahia State). Também está disponível o “Mapa de Potencialidades de Rochas Ornamentais da Região da Serra de Jacobina”

https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/23006.

Direto da Fonte