Sai Bento Albuquerque, entra Adolfo Sachsida

11/05/2022
O novo ministro Sachsida é Doutor em Economia e advogado, e foi professor de economia na Universidade do Texas (EUA). 

 

O presidente Jair Bolsonaro exonerou o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e nomeou para seu lugar Adolfo Sachsida, que era o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia e indicação de Paulo Guedes, ministro da Economia. Segundo noticiado, Bento Albuquerque foi demitido por causa de sua discordância a respeito de pressionar a Petrobras a segurar as altas de preços dos combustíveis. 

O novo ministro Sachsida é Doutor em Economia e advogado, autor de livros e artigos técnicos sobre políticas econômica, monetária e fiscal, avaliação de políticas públicas e tributação. Foi professor da Universidade Católica de Brasília, onde assumiu a direção da graduação e do mestrado de economia. Também foi professor de economia na Universidade do Texas (EUA). 

Apesar de não ter vivência anterior no setor mineral, Bento Albuquerque procurou, em sua gestão, definir políticas para o desenvolvimento da indústria de mineração no País, como a elaboração do PMD (Programa Mineração e Desenvolvimento), um conjunto de metas que visava atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento sustentável da atividade.