Projeto em Paragominas ajuda a combater analfabetismo

29/04/2024
O programa alfabetizou mais de 200 jovens, adultos e idosos

 

A Hydro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Paragominas concluiu, em 2024, o ciclo de cinco anos do programa ‘Território do Saber', que capacitou mais de 500 pessoas, incluindo professores, coordenadores, diretores, técnicos e lideranças de escolas urbanas, do campo, indígenas e da própria SEMEC por meio dos cursos, seminários, oficinas e demais encontros promovidos pela iniciativa. O programa alfabetizou mais de 200 jovens, adultos e idosos (AJAI), como o senhor José Pereira, morador do município de Paragominas, no Pará. Aos 63 anos, ele aprendeu a ler e escrever graças ao programa. “O momento mais feliz que tive foi quando aprendi a escrever meu nome. Agora, quero continuar aprendendo cada vez mais, ter uma profissão, saber pegar um ônibus e viajar, ler as placas das ruas para saber para onde ir sem precisar perguntar para as pessoas”, conta.

O currículo da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (AJA) foi construído coletivamente durante os encontros do Território do Saber, com proposta curricular formulada por consultores, alfabetizadores e representante dos alunos. “A parceria do Território com a população de Paragominas enriquece, dignifica e eleva o conhecimento, a sabedoria e a autoestima do nosso povo. O conhecimento levado ao jovem, ao adulto, ao idoso, é enriquecedor e renova a vida e as esperanças das pessoas”, conclui a vice-prefeita de Paragominas, Vera Lúcia. A professora Joelma Portela, com 15 anos de atuação na rede municipal de ensino de Paragominas, destaca o impacto do programa: “Digo com toda a certeza que o Território me deu voz. Ele trouxe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organizada para aprendermos e termos autonomia e segurança na sala de aula. Participar destas formações foi um presente para todos nós. O programa nos deixa um legado imensurável, de trabalhar a real necessidade de um aluno, ter um olhar diferenciado para cada um deles”.

O Território do Saber publicou ainda dois livros físicos e quatro e-books com reflexões, metodologias e contribuições acumuladas ao longo dos cinco anos do projeto. “A educação é o maior legado que podemos deixar. Ela é transformadora e pode ser propagada e multiplicada. Qualificando profissionais de educação, contribuímos com a condução de mudanças sustentáveis em Paragominas, apoiando a formação de uma geração de crianças, jovens e adultos mais capacitados e habilitados para o futuro. O conhecimento dado a essas pessoas é real e fundamental, abrindo horizontes e novas visões de mundo aos participantes”, resume Anderson Martins, diretor industrial da Hydro Paragominas. Segundo dados do IBGE, em 2022, 16% das pessoas acima dos 60 anos no Brasil eram analfabetas, uma redução de 2,1% quando comparada a 2019. Em relação a 2016, a queda foi ainda mais significativa, com 4,5% a menos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022.

Direto da Fonte