Produção trimestral da AngloGold no Brasil atinge 171 mil onças
A AngloGold Ashanti produziu 1,254 milhão de onças de ouro no mundo no primeiro semestre de 2024, das quais 171 mil onças foram produzidas pela AngloGold Ashanti Brasil. Das operações brasileiras, Cuiabá (Sabará e Caeté – MG) passou de 111 mil onças, em 2023, para 129 mil onças no primeiro semestre deste ano. Já as operações Serra Grande, em Crixás (GO), aumentaram a produção de 37 mil onças, em 2023, para 42 mil onças nos seis primeiros meses de 2024.
Dentro das comemorações do aniversário de 190 anos, a AngloGold Ashanti anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão, em 2024, para reforçar suas operações no Brasil e garantir o ritmo de crescimento da empresa no Brasil. O recurso será usado em avanços tecnológicos, aquisição de equipamentos, eletrificação da frota, novas frentes de desenvolvimento de lavra e pesquisa mineral; aplicação em estruturas geotécnicas (gestão de barragens e pilhas de rejeitos, e nos processos de descaracterização); avanço em pesquisa e aumento da produção. Também será investido em uma atuação mais sustentável e voltada para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos empregados e das comunidades instaladas nas localidades que hospedam as operações da empresa. A AngloGold Ashanti e a Prefeitura de Nova Lima entregaram à população do município a restauração do aqueduto Bicame, referência da paisagem urbana da cidade, que durou nove meses para que a estrutura centenária de 200 metros de extensão voltasse ao cenário da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Bicame foi construído em 1890 pela Saint John del Rey Mining Company, que veio a se tornar AngloGold Ashanti. Ele foi utilizado por décadas para transportar água até a antiga mina de ouro Morro Velho. O projeto de restauração foi desenvolvido pela APPA - Cultura & Patrimônio. A obra contou com investimento de R$ 4 milhões da AngloGold Ashanti, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a entrega faz parte das comemorações dos 190 anos da empresa.