Parceria para aquisição de energia solar em Paracatu

16/01/2024
A parceria será responsável por 1/3 do consumo energético da Votorantim Cimentos no País

 

A Atlas Renewable Energy, empresa especializada em geração de energia renovável para o mercado corporativo, e Votorantim Cimentos, assinaram um PPA - Power Purchase Agreement (Contrato de Aquisição de Energia Elétrica) para o fornecimento de 100 MW médios de energia solar por 15 anos para o abastecimento das unidades produtivas da empresa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A parceria será responsável por 1/3 do consumo energético da Votorantim Cimentos no País, equivalente ao fornecimento de energia para 424 mil residências. Por meio do PPA de autoprodução por equiparação, a Votorantim avança em sua estratégia de descarbonização, em que um dos pilares é o uso de energia renovável.

A nova geração de energia será proveniente do Projeto Solar Luiz Carlos, localizado no município de Paracatu (MG), que possuirá a capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) serão destinados à Votorantim Cimentos. “A transação com a Votorantim Cimentos consolida a presença da Atlas nos principais setores da cadeia produtiva brasileira, se somando a contratos que já possuímos nas indústrias de alumínio, mineração e química no País. Também comprova que os clientes corporativos continuam apostando na parceria com a Atlas para acessar preços competitivos e estáveis no longo prazo, através de acordos de autoprodução", explica Fabio Bortoluzo, General Manager da Atlas Renewable Energy no Brasil. O empreendimento engloba o portfólio de investimentos da Votorantim Cimentos para aumentar sua competitividade estrutural, garantindo um crescimento sustentável. “Esse projeto é um passo importante para nossa jornada de descarbonização e está alinhado aos Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos. Em todas as regiões em que atuamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável, aumentando o volume de energia limpa autoproduzida que consumimos e, consequentemente, a nossa competitividade, gerando benefícios para a sociedade e para o planeta”, diz Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos. 

O complexo fotovoltaico Luiz Carlos ficará localizado em Paracatu (MG), município que já abriga outros projetos solares da Atlas, o que permitirá a continuidade dos investimentos da companhia no desenvolvimento da região, em termos ambientais e sociais, com ênfase à contratação de mão de obra local. Com o início da construção, a Atlas continuará a promover programas ESG com o objetivo de desenvolver projetos sustentáveis na região de Paracatu, como é o caso do Somos Parte da Mesma Energia, que já capacitou, ao longo da construção do projeto Boa Sorte, também sediado no município, mais de 300 mulheres do entorno para atuação na construção de plantas solares. A companhia também colocará em prática seu premiado programa Ed-Mundo, que capacita jovens estudantes de comunidades vulneráveis em programação, TI, robótica e empreendedorismo. O programa permite que os estudantes se tornem protagonistas da transformação social, gerando oportunidades de trabalho e outras fontes de renda para suas comunidades e famílias. A Votorantim Cimentos pretende ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com o projeto em Paracatu, 75% da energia consumida pela empresa no Brasil será proveniente de fontes limpas. A conclusão do acordo ainda depende de condições usuais em operações dessa natureza, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Direto da Fonte