Novo reator para lixiviação de ouro

21/09/2022
As perdas de ouro causadas por quebra de carvão ativado e consumo de energia elétrica podem ser reduzidas em até 50%.

 

A Metso Outotec apresenta a próxima geração de seu reator agitado OKTOP CIL para lixiviação e recuperação de cianeto de ouro. Denominado Planet Positive, o reator é adequado para aplicações de processo de carbono em lixiviação (CIL) e carbono em polpa (CIP) e com perdas de ouro e consumo de energia relacionados a finos de carvão ativado minimizados. 

Em comparação com os benchmarks da indústria, as perdas de ouro causadas por quebra de carvão ativado e consumo de energia elétrica podem ser reduzidas em até 50% com o reator OKTOP CIL. “As ofertas de reatores CIL normalmente são entregas de escopo dividido de vários fornecedores. Agora podemos oferecer uma solução abrangente otimizada para lixiviação e recuperação de cianeto de ouro na forma de um projeto de reator altamente produtivo com base em nossa extensa experiência de mais de mil reatores entregues, inovações inovadoras e recursos digitais de última geração”, diz Jan Van Niekerk , diretor de Soluções de Processamento de Ouro da Metso Outotec.

O reator traz várias tecnologias exclusivas para otimizar os resultados de lixiviação de ouro e a eficiência energética. A tecnologia patenteada OKTOP FlowBottom reduz a intensidade da agitação e gera diversos pontos positivos, como suspensão homogênea de sólidos com poder de mistura reduzido e menor atrito de carbono e perdas de ouro relacionadas. O Reator OKTOP CIL vem com controle de processo avançado baseado em medições inteligentes:

O OKTOP SandSense TM foi projetado especificamente para controlar e otimizar a velocidade de rotação do agitador para reduzir o desgaste, melhorar o consumo de energia e detectar problemas a montante. O sistema de medição in-situ CarbonSense ajuda a minimizar as perdas de solução de ouro. Combinado com o otimizador CIL, ele monitora e controla automaticamente a concentração de carbono e a dosagem de cianeto usando medição contínua de dados. Além das principais ofertas de reatores CIL, o extenso portfólio de minério para ouro doré da Metso Outotec engloba a solução geral da planta de lixiviação de cianeto, incluindo pacote de engenharia de núcleo de ilha de processo e, por exemplo, bombas de transferência de carbono, ofertas de eluição e sala de ouro e recursos digitais para controle de processo e otimização. A Metso Outotec apresentou seus primeiros Reatores OKTOP em 2006. Desde então, já vendeu mais de 1.000 unidades

Direto da Fonte