Novelis faz parceria com associação de catadores

08/06/2023
Com isso, empresam se une à plataforma ‘Reciclar pelo Brasil’, programa de reciclagem inclusiva do País

 

A Novelis firmou contrato com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e se une à plataforma ‘Reciclar pelo Brasil’, programa de reciclagem inclusiva do País. Com isto, a empresa passa a compor um grupo de 18 companhias que atuam pelo avanço da Logística Reversa com um olhar humano para a melhoria das condições de trabalho dos catadores e a profissionalização das cooperativas e associações de reciclagem. “Estamos atentos a todos os elos dessa cadeia de reciclagem, pois temos como prioridade colaborar para a profissionalização do setor, contribuindo para a geração de renda de mais de 800 mil famílias que vivem da atividade. Nossa parceria com a ANCAT é extremamente importante, pois a entidade é representativa dos interesses dos milhares de catadores e catadoras de todo o Brasil”, afirma Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

O Reciclar pelo Brasil atua na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho desses coletivos de catadores, além de se dedicar ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A Novelis traz para o projeto sua expertise e um olhar de transformação, apresentando os recursos necessários e adequados para melhorias de infraestrutura e de capacitação dos trabalhadores.

O Reciclar pelo Brasil já recuperou mais de 664 mil toneladas de resíduos, que deixaram de ir para lixões, aterros sanitários ou para o meio ambiente e que, pelo trabalho dos catadores de materiais recicláveis, retornaram à cadeia produtiva, gerando trabalho e renda para milhares de pessoas. O programa está presente em 234 cidades e registra mais de 413 milhões em vendas de materiais recuperados pelas organizações vinculadas à plataforma. Com foco na formalização administrativa e no desenvolvimento técnico e da infraestrutura das organizações de catadores, o Reciclar pelo Brasil proporcionou, na sua 6ª fase, a renda média mensal de R$ 1.413,00 para estes profissionais, valor acima do salário-mínimo. “A parceria com as empresas integrantes do Reciclar Pelo Brasil tem promovido crescimento econômico, fortalecido as atividades das cooperativas e priorizado a participação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem em todo o país, contribuindo para que a economia circular seja cada dia mais inclusiva”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao completar que a entrada da Novelis abrilhanta e fortalece ainda mais esse trabalho de cooperação.

Direto da Fonte