Nova planta de ilmenita já produziu mais de 1 mil toneladas

18/10/2023
O projeto de expansão da Largo continua em andamento e a nova planta de ilmenita produziu 700 t em setembro

 

A Largo Inc. produziu 2.163 toneladas de pentóxido de vanádio (V2O5) no terceiro trimestre de 2023, volume inferior às 2.906 toneladas de um ano antes. A taxa global de recuperação de V2O5 caiu de 80,7% para 76,9% na mesma base de comparação, enquanto as vendas de V2O5 caíram de 2.796 toneladas no terceiro trimestre de 2022 para 2.385 toneladas no terceiro trimestre deste ano.

O projeto de expansão da Largo continua em andamento e a nova planta de ilmenita concentrada teve produção de 350 toneladas em agosto e 700 toneladas em setembro. Já a Largo Clean Energy (LCE) concluiu os testes de aceitação local para implantação da bateria de fluxo redox de vanádio (VRFB), de 6,1 MWh. A aceitação provisória é esperada para o último trimestre de 2023. “Apesar dos contratempos de produção no terceiro trimestre provocados por um acidente na fábrica de produtos químicos e atrasos no ramp de lançamento do novo separador magnético na planta de britagem, a Largo segue firme no seu compromisso de retificar as operações no último trimestre do ano”, disse Daniel Tellechea, CEO interino e diretor da Largo.

Apesar disso, a Largo mantém o guidance de produção, custos e investimentos para 2023, com o foco principal na segurança e retorno da produção a um nível mais normalizado por meio do fortalecimento da eficiência operacional da mina e na planta de britagem. “Na LCE, o comissionamento a quente e a aceitação provisória da implantação do VRFB, de 6,1 MWh estão em fase final e marcam mais um passo rumo à conclusão do projeto inaugural da bateria de vanádio da LCE”, diz Tellechea.

A mina Maracás Menchen produziu 447,1 toneladas no terceiro trimestre, um crescimento frente aos 351,4 toneladas de um ano antes. Com o acidente e atraso enfrentados, a empresa adotou ações mitigadores para aumentar os níveis de produção nos próximos trimestres, o que inclui o aumento da disponibilidade do britador e o recomissionamento de seções de evaporação da planta química. A produção equivalente de V2O5 de alta pureza representou 38% da produção total do terceiro trimestre de 2023.

Direto da Fonte