MUSA conclui 60% de descaracterização de Samambaia

23/09/2024
É a última estrutura convencional para disposição de rejeitos existente na empresa. As obras iniciadas em junho de 2023 receberam investimentos de R$ 200 milhões

 

A Mineração Usiminas já concluiu 60% do projeto de descaracterização da barragem Samambaia, construída à jusante e a última estrutura convencional para disposição de rejeitos existente na empresa. As obras iniciadas em junho de 2023 receberam investimentos de R$ 200 milhões e consolidam mais um compromisso da companhia com a segurança das pessoas e a sustentabilidade. 

Com a conclusão da obra do novo vertedouro, ainda em novembro de 2023, a Mineração Usiminas entregou a primeira etapa do processo para descaracterizar a barragem Samambaia. Já em 2024, a mineradora finalizou o canal de cintura (drenagens externas para que a água das áreas adjacentes não entre na barragem), com aproximadamente 1,5 Km de extensão, além de ter alcançado expressivo avanço na selagem do reservatório. Também fazem parte do projeto a instalação de novos instrumentos de monitoramento e a revegetação da área, reintegrando-a à natureza. A estimativa é de que as obras sejam concluídas em 2025.

A barragem Samambaia está desativada desde 2021. A implantação da Planta de Filtragem possibilitou o fim do uso das estruturas convencionais para disposição de rejeitos. “Alcançar 60% de execução do cronograma é um marco nesse projeto que nos coloca cada vez mais próximos de um padrão de excelência que a Mineração Usiminas busca em relação à segurança e à sustentabilidade. Esse é mais um investimento muito importante como parte do propósito da empresa de ser uma boa vizinha”, afirma o coordenador de Geotecnia, Augusto Romanini.