Minerais estratégicos são essenciais para a expansão de energia limpa

28/09/2023
Documento considera minerais estratégicos fundamentais para o desenvolvimento de baterias de carro e outros usos.

 

O presidente Lula assinou o Projeto de Lei Combustível do Futuro, que reúne seis iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono. O documento considera a mineração e os minerais estratégicos fundamentais para o desenvolvimento de baterias de carro, produção de bioenergia, além de auxiliar na expansão da energia eólica e fotovoltaica.

Minerais como o Lítio, Nióbio, Níquel, Grafita, Silício, Manganês e Terras Raras, abundantes em solo brasileiro, serão ainda mais explorados. “A transição energética é uma prioridade para o Brasil. Hoje, podemos falar que ela é uma realidade. Afinal, temos uma das matrizes elétricas e energéticas entre as mais limpas do mundo e um solo igualmente rico, que irá contribuir com todo o planeta, mas principalmente com o desenvolvimento socioeconômico, justo e solidário, do nosso país, gerando emprego e renda para nossa sociedade”, ressaltou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O PL Combustível do Futuro foi construído com a participação de representantes do governo, indústria, associações representativas de vários segmentos ligados aos mercados de combustíveis e comunidade científica. O objetivo é reunir novas orientações para a descarbonização da matriz energética de transportes, a industrialização do País e a propulsão à eficiência energética dos veículos. Entre as propostas está, por exemplo, a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

Direto da Fonte