Metso fornecerá 16 britadores para projeto Simandou, que sai do papel

08/01/2024
Simandou produzirá até 100 milhões de toneladas de minério de ferro de alto teor

 

A Metso recebeu um pedido do WCS (Winning Consortium Simandou) consórcio que controla os blocos 1 e 2 do projeto de minério de ferro Simandou, na Guiné, para fornecimento de 16 britadores secundários e terciários Nordeberg HP 900, no valor de 10 milhões de euros. O fornecimento será feito pela Metso China.

O WCS é uma coalizão de empresas, incluindo o Winning International Group de Cingapura, o Shandong Weiqiao Group da China e a United Mining Supply International (UMS). O Consórcio detém os direitos de mineração dos Blocos 1 e 2 de Minério de Ferro de Simandou, com reservas de minério de ferro totalizando 1,8 bilhão de toneladas, com teor de ferro superior a 65,5%. A expectativa é que o projeto inicie operação por volta de 2026 ou 2027 e o tempo de vida útil previsto é de 25 anos. Os blocos 3 e 4 de Simandou serão explorados pela Rio Tinto Simfer, a qual anunciou que está iniciando a implantação do seu empreendimento. A expectativa da Rio Tinto, juntamente com a chinesa Chinalco, da qual é sócia, é investir algo em torno de US$ 6,2 bilhões no empreendimento.

O Projeto Simandou consiste de uma mina de ferro a céu aberto na cordilheira de Simandou, no sudeste da Guiné, a aproximadamente 600 km da costa guineense, com uma capacidade potencial estimada em até 100 milhões de toneladas por ano, localizada a leste da cidade de Kérouané; a construção de uma ferrovia de 600 km, para ligar Simandou à costa guineense e de novas instalações portuárias para exportar o minério de ferro. Para a primeira fase, a WCS planeia construir instalações portuárias no estuário do rio Morébayah, perto de Senguelen, na província de Forecariah, para carregar minério de ferro em barcaças e depois em grandes navios oceânicos através dos seus terminais de transbordo de alta capacidade no mar. Posteriormente, está previsto um novo porto de águas profundas, numa segunda fase.

Direto da Fonte