Liebherr e Fortescue desenvolvem caminhão movido a hidrogênio

24/05/2024
A operação bem-sucedida do caminhão com hidrogênio é um próximo passo para desenvolver e fornecer caminhões de transporte com emissão zero

 

A Liebherr e a Fortescue desenvolveram o protótipo de caminhão de transporte movido a hidrogênio T 264 que entrou em operação, pela primeira vez, na última semana, em Perth, na Austrália Ocidental. Esta é uma conquista significativa para ambas as empresas, à medida que se esforçam para atingir as suas metas de emissão zero. A operação bem-sucedida do caminhão – conhecido como Europa – com hidrogênio é um próximo passo na jornada da Liebherr e da Fortescue para desenvolver e fornecer caminhões de transporte com emissão zero para a indústria de mineração.

“Com a rápida mudança do Europa para o local, a Liebherr e a Fortescue deram um passo importante em direção ao seu objetivo comum de desenvolver e construir soluções de emissão zero para a indústria de mineração que sejam comprovadas em campo e independentes de energia”, explica Joerg Lukowski, vice-presidente de vendas e Marketing para Liebherr Mining. “Este sucesso demonstra as incríveis capacidades de duas empresas de nível 1 que trabalham juntas para desenvolver tecnologias viáveis hoje que podem ajudar a indústria de mineração a avançar em direção a um futuro descarbonizado”.  O caminhão Europa contém uma bateria de 1,6 MWh (desenvolvida internamente pela Fortescue WAE) e 500 quilowatts de células de combustível. O protótipo pode armazenar mais de 380 quilos de hidrogênio líquido.

Para o CEO da Fortescue Metals, Dino Otranto, após o sucesso do protótipo de caminhão de transporte elétrico a bateria no local, a empresa está entusiasmada por ter agora o Europa instalado e funcionando com hidrogênio. “Esta é uma grande conquista para a equipe e aproxima a Fortescue de ter uma frota de caminhões com emissão zero em nossas instalações até o final desta década”. “Nosso objetivo é transportar Europa para nossas operações de mineração nas próximas semanas, onde será então submetido a mais testes e comissionamento no local. Os resultados dos testes subsequentes informarão nossa futura frota de caminhões com emissões zero que entregaremos com a Liebherr”. Em junho de 2022, a Fortescue e a Liebherr estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento e fornecimento de caminhões de transporte para mineração com emissões zero. A Liebherr começou a entregar o primeiro caminhão elétrico a diesel T 264 da Fortescue em 2023, que será convertido para tecnologia de emissão zero antes do final da década.

Direto da Fonte