ICMM lança relatório sobre o uso consciente

26/08/2021
O documento apoia as empresas de mineração na divulgação de dados hídricos de uma forma consistente.

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) lançou, dia 25 de agosto, o ‘Relatório de Água atualizado: Guia de Boas Práticas’ para melhorar a qualidade e consistência dos relatórios corporativos de água com intuito de aumentar a compreensão das partes interessadas.

A orientação amplia os compromissos mínimos de relatórios do ICMM para incluir novas métricas de divulgação, como relatórios holísticos de como a água é usada para atender às demandas operacionais e como é gerenciada ativamente; e relatórios de métricas agregadas de água para todos os locais de uma empresa, bem como um total agregado separado para todos os locais situados em áreas com escassez de água. O documento apoia as empresas de mineração na divulgação de dados hídricos de uma forma consistente que permite uma comparação mais fácil de desempenho por partes interessadas.

O relatório se baseia diretamente em orientações e definições de relatórios externos, incluindo o CEO Water Mandate, GRI, CDP Water e MCA Water Accounting Framework. O relatório traz a experiência prática de empresas que operam em diversas geografias, commodities e sistemas regulatórios e foi desenvolvido em consulta com especialistas da indústria e investidores, ajudando a tornar este recurso uma ferramenta global forte. “Relatórios transparentes são importantes para que as partes interessadas, como investidores, governo, comunidades locais e sociedade civil tenham uma visão mais ampla das práticas de gestão de água das empresas de mineração e dados relacionados”, disse o COO do ICMM, Aidan Davy. 

O líder global de gestão de água da WWF, Alexis Morgan, comentou que o relatório do ICMM alinha estruturas e esforços sobre a água e é útil para muitas partes interessadas à medida que se busca resolver os desafios de água compartilhados. Já Nadja Franssen, Diretora de investimento Responsável do ACTIAM, disse que o documento estimula as empresas de mineração a gerenciar os recursos hídricos de forma inclusiva, socialmente justa e ambientalmente correta, o que é crucial para que o setor desempenhe um papel de liderança na transição para uma sociedade sustentável. 

Briana Gunn, Executiva do Grupo de Meio Ambiente, da Newmont, disse que a atualização do relatório apoia o alinhamento entre os membros sobre as informações e metodologias para contabilizar a entrada, o uso, a perda, o armazenamento e o descarte de água nas operações. “Ter um método padronizado de relatório fornece um nível superior de comparabilidade e maior transparência para as empresas membros”, enquanto Chris McCombe, Gerente Geral de Sustentabilidade do Conselho de Minerais da Austrália, afirmou que o novo documento do ICMM reforça o compromisso da indústria com a gestão da água por meio do uso responsável da água e relatórios transparentes e consistentes. 

Os membros do ICMM se comprometem a aplicar uma governança corporativa forte e transparente para os recursos hídricos, inclusive para relatar publicamente o desempenho hídrico da empresa, riscos materiais, oportunidades e resposta de gerenciamento usando métricas consistentes da indústria e abordagens reconhecidas. O Guia se baseia nos princípios de boas práticas da publicação de 2017 do ICMM, “Um Guia Prático para Relatórios Hídricos Consistentes”, bem como nas aprendizagens práticas dos membros com sua implementação, e está disponível ao público no site do ICMM para uso por toda a indústria.