FLSmidth substitui clínquer por argila no cimento

30/06/2021
A instalação de calcinação de argila proporcionará reduções significativas nas emissões de carbono.

 

A FLSmidth entregará equipamentos para substituir o clínquer por argila ecologicamente correta em um novo projeto na França, reduzindo em até 16% as emissões CO2 em comparação com os produtos de cimento existentes. O pedido feito à FLSmidth inclui a nova tecnologia de calcinador flash da empresa, sistema de controle ambiental e armazenamento de combustível alternativo. O comissionamento final do projeto está previsto para o último trimestre de 2023.  

Na primeira instalação de calcinação de argila em escala real da Europa, a FLSmidth proporcionará reduções significativas nas emissões de carbono na produção de cimento francesa da Vicat. Com uma capacidade solicitada de no mínimo 400 tpd. (até 525 tpd. por projeto), o calcinador flash será instalado nas instalações da Vicat em Xeuilley. O projeto também inclui as instalações necessárias para queima e manuseio de combustíveis alternativos, o que irá reduzir a necessidade de combustíveis tradicionais, o que significa que a empresa pode esperar um retorno do investimento financeiro e ambiental de menores emissões de CO2, eficiência de combustível e uma proporção reduzida de clínquer.

“As regulamentações da UE e a crescente demanda por cimento mais sustentável aceleraram a decisão de introduzir a argila como alternativa ambiental ao clínquer em nossa produção”, disse o Sr. Eric Bourdon, vice-diretor executivo da Vicat. “Com a argila prontamente disponível na área e resultados positivos dos pilotos nas instalações de teste da FLSmidth na Dinamarca, nos sentimos confiantes sobre a tecnologia e esperamos expandir ainda mais no futuro”, conclui o Sr. Eric Bourdon. O uso de argila calcinada para substituir o clínquer tradicional com uso intensivo de recursos é uma tecnologia chave para eliminar a enorme pegada ambiental da produção tradicional de cimento, que hoje responde por 7 a 8% das emissões mundiais de CO 2 e cerca de 2% na França.  

“O significado desta ordem não pode ser subestimado; Vicat está estabelecendo um novo padrão para cimento verde na Europa”, disse Carsten Riisberg Lund, Presidente da Indústria de Cimento da FLSmidth.“Usar a argila como componente na produção de cimento não é novidade - já é feito há décadas. Mas, com o novo sistema de calcinador flash, podemos produzir uma argila altamente reativa que aumenta a substituição do clínquer em até 40% no produto final, resultando em  reduções substanciais de CO 2 ”, acrescenta Carsten Riisberg Lund.

Além do calcinador de argila e instalações de manuseio de combustíveis alternativos, o pedido inclui um triturador secador, torre de calcinação e equipamento de redução de emissões de gás.  O valor do pedido está acima de DKK 200 milhões (coroa dinamarquesa) e entrou em vigor no segundo trimestre de 2021.