Equinox Gold lança programa de capacitação de fornecedores
A Equinox Gold acaba de lançar o Programa de Qualificação de Fornecedores em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para capacitar e desenvolver fornecedores com foco na melhoria dos processos de gestão e na qualidade das entregas. A primeira edição terá 20 empresas cadastradas de diversas partes do país, inclusive do entorno da Mineração Santa Luz – operação da Equinox na cidade de Santaluz, Bahia – que passarão, em 2025, por fases de formação que incluem diagnóstico das empresas, capacitação e consultoria, com duração de 10 meses. “É o momento de colocarmos no papel o que demandaremos do fornecedor para que ele possa se qualificar para nos atender”, afirma Gabriel Lima, coordenador de suprimentos da Mineração Santa Luz.
O Programa de Qualificação pretende ainda repassar aos fornecedores as normas, indicadores e condições de trabalho vinculados aos valores da Equinox Gold. Com três selos certificadores, Topázio, Rubi e Diamante, o Programa de Qualificação tem também um manual para reger todas as etapas do treinamento. “O programa de qualificação traz inúmeros benefícios para as empresas participantes. Ele fomenta a economia e permite o desenvolvimento regional com a profissionalização desses fornecedores, que com a qualificação ficam mais maduros, confiáveis e engajados com as exigências da Equinox Gold. E isso resulta em melhoria da qualidade das entregas e maior eficiência na cadeia de suprimentos, além da redução de custos para a mineradora”, observa Tatiane Oliveira Caribé, coordenadora do programa pelo IEL.
O programa já foi iniciado com sua estruturação e perfil dos fornecedores, escopo do projeto e composição do investimento. A segunda fase, ainda em andamento, é a da seleção e adesão dos fornecedores, seguida pelo atendimento com diagnóstico, capacitação e consultoria. Os fornecedores também participarão das ações de aproximação com eventos, visitas técnicas e rodadas de negócios. Segundo Gabriel Lima, o critério para a seleção dos fornecedores nesta primeira edição foi o de já ter prestado serviços para a Mineração Santa Luz. Ele observa que não serão somente as grandes e médias empresas que passarão pelo processo, mas também os pequenos empreendimentos locais, já que o foco é o desenvolvimento das cidades do entorno da empresa. “Nosso planejamento é ter 100% dos nossos fornecedores qualificados em um prazo de cinco anos”, diz Lima.