CSN desiste de adquirir ações da InterCement
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em razão do pedido de recuperação judicial realizado dia 3 de dezembro pela InterCement Participações S.A., ficou automaticamente encerrado o período de exclusividade da companhia para a potencial aquisição de 100% das ações representativas do capital social da InterCement e, consequentemente, de suas subsidiárias.
A InterCement ingressou com pedido de recuperação judicial em conjunto com sua controladora, Mover Participações S.A., e suas subsidiárias InterCement Brasil S.A., InterCement Financial Operations B.V., InterCement Trading e Inversiones S.A. e InterCement Trading e Inversiones Argentina S.L. A companhia explicou que há mais de um ano, vem realizando esforços para reestruturar seus respectivos endividamentos financeiros, incluindo: medida cautelar em apoio a um processo de mediação coletiva com seus principais credores financeiros, objeto do Comunicado ao Mercado de 15 de julho de 2024; e um pedido de aprovação de um plano de recuperação extrajudicial, objeto do Comunicado ao Mercado de 16 de setembro de 2024.
No momento, o pedido de recuperação judicial tornou-se a opção mais adequada para garantir a continuidade dos esforços em torno do projeto de reestruturação em andamento, devido à impossibilidade de chegar a um acordo definitivo no escopo e no prazo da recuperação extrajudicial. A InterCement acredita que este pedido proporcionará estabilidade às empresas requerentes, preservando sua capacidade de continuar a operar efetivamente, gerando valor para seus clientes, fornecedores, funcionários e parceiros de negócios, além de permitir que as negociações com os credores nhia sejam concluídas de forma tempestiva. Em decorrência do pedido de recuperação judicial, o acordo de exclusividade para a potencial alienação de 100% do capital social da InterCement Participações S.A. não está mais em vigor. A CSN informa que não está mais engajada neste processo e seguirá analisando outras oportunidades no segmento de cimentos.
A InterCement afirma que a recuperação judicial é um passo necessário para permitir que a empresa reequilibre sua estrutura de capital, ao mesmo tempo em que permite que a companhia mantenha seu foco e comprometimento em manter a qualidade de seus produtos e serviços, bem como seus relacionamentos com seus clientes e parceiros de negócios, garantindo que a InterCement permaneça operacionalmente forte. A companhia manterá o mercado informado sobre o ajuizamento de seu pedido de recuperação judicial