CBPM destaca diversidade mineral baiana no Brazilian Day

06/03/2024
A Bahia é o maior produtor de minério do Nordeste e o terceiro do País, além de ter a única mina de vanádio da América Latina.

 

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, fez discurso durante o Brasilian Mining Day no PDAC 2024 para abordar a diversidade mineral e potencialidades da Bahia, que detém riqueza de minerais fundamentais para a transição energética. “A Bahia é o maior produtor de minério do Nordeste e o terceiro do País, além de ter a única mina de vanádio da América Latina e a única de diamante na América do Sul. O estado é também o segundo em produção de grafita, quartzo e bentonita. Mas, não tem se destacado apenas por isso. E sim pelo projeto de desenvolvimento econômico a partir do desenvolvimento social, garantindo a preservação ambiental nas regiões exploradas”.

Na oportunidade, Carballal apresentou a nova província mineral, na região de Campo Alegre, que engloba quatro municípios, com uma rocha de cerca de 200 km de potenciais minerais de níquel-cobre-cobalto, ferro-titânio, vanádio, fosfato, grafita e terras raras. O presidente comentou ainda sobre a areia silicosa de alta pureza de Belmonte, que será usada para a fabricação de película fotovoltaica que mais do que dobra a produção de energia quando instalada sobre uma placa solar. Além de destacar a parceria com a Galvani Fosnor, em Irecê, que irá revolucionar a realidade da população local.

Para Carballal, o evento mundial é uma ótima oportunidade para prospectar investidores reais para o estado. “Estamos aqui na PDAC não somente para falar sobre o potencial mineral baiano ao mundo, o que é muito importante, mas também para dialogar com empresas estrangeiras e atrair investimento para o desenvolvimento social da Bahia, debatendo a participação delas no setor minerário”.

Direto da Fonte