CBA assina carta e pede protagonismo do Brasil na COP26

29/09/2021
O movimento é liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

 

O CEO da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Ricardo Carvalho, assinou carta para desenvolver ações ambiciosas e participar como protagonista na luta do Brasil nas negociações do clima. O movimento é liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e tem participação de mais de 100 empresas, nacionais e estrangeiras, além de entidades setoriais. O documento será entregue ao governo brasileiro, com a intenção de que o texto seja levado para a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP26, que será realizada em novembro, na Escócia. 

“Estamos comprometidos em gerar contribuições positivas para o meio ambiente e a sociedade, por meio de uma agenda que prevê a oferta de alumínio de baixo carbono, desenvolvimento social e atuação em toda a cadeia de valor. Do ponto de vista ambiental, um fator primordial é nossa capacidade de geração de 100% de energia elétrica pelas nossas hidrelétricas, além de iniciativas e investimentos no processo produtivo para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)", comentou Carvalho. Segundo o executivo da CBA, a empresa tem como estratégia ESG que orienta e estrutura as iniciativas da Companhia. “Por isso participar desta iniciativa reafirma o compromisso assumido no enfrentamento às mudanças climáticas.”, disse o CEO. 

Além de signatária desta carta, a CBA aderiu também ao compromisso com o clima promovido pelo Science Based Targets (SBTi), iniciativa conjunta do Pacto Global, CDP e outras instituições, dedicada à redução das emissões de GEE, e se juntou ao Acordo Ambiental São Paulo. Anualmente, a CBA publica seu inventário de emissões no programa Brasileiro GHG Protocol, atestando a rastreabilidade, confiabilidade e transparência dos dados, por meio de auditoria externa. A companha obteve nota A- (categoria de Liderança) na avaliação do CDP, um dos principais ratings globais de sustentabilidade mundial. "Esses movimentos retratam nosso genuíno compromisso em ampliar a consciência e engajamento de todos e todas para uma agenda verde eficaz, e nos colocarmos como participantes e colaboradores nesta jornada", diz Carvalho.