Caterpillar fornecerá 160 caminhões para Escondida

01/09/2022
O acordo prevê ainda a transição da frota para incluir tecnologia que permita operação autônoma na mina.

 

A BHP Group Limited, a Caterpillar Inc. e a Finning International Inc. celebraram acordo para substituir toda a frota de caminhões de transporte da BHP na Mina Escondida, maior produtora de cobre do mundo, localizada na região de Antofagasta, norte do Chile. O acordo faz parte do processo estratégico de renovação de equipamentos desenvolvido pela Escondida. 

Os novos caminhões de acionamento elétrico Caterpillar 798 AC apresentarão tecnologia que oferece melhorias significativas na capacidade de movimentação de materiais, eficiência, confiabilidade e segurança e gera um impacto positivo em iniciativas importantes para o futuro, como descarbonização, diversidade e inclusão, tecnologias autônomas, e o desenvolvimento das capacidades locais. A previsão é que os primeiros caminhões cheguem à mina no segundo semestre de 2023, com entrega dos demais caminhões nos próximos dez anos, à medida que as três empresas trabalham para substituir uma das maiores frotas do setor no mundo, atualmente composta por mais de 160 caminhões de transporte. Os serviços de manutenção e suporte fornecidos sob o acordo promovem as estratégias locais de emprego e equidade de gênero da BHP. O Centro de Conhecimento Integrado da Finning, localizado em Antofagasta, fornecerá suporte técnico de primeira linha para a frota.

O acordo prevê ainda que a BHP acelere a implementação de seus planos de autonomia fazendo a transição da frota para incluir tecnologia que permita operação autônoma na mina Escondida. A tecnologia auxiliará à BHP cumprir as metas de descarbonização, por meio da implementação progressiva de caminhões com emissão zero. As três companhias mantêm compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Antofagasta, por meio da geração de capacidades locais relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de equipamentos de mineração. “Este acordo é um passo importante para continuar projetando Escondida no futuro. Isso nos permitirá gerar eficiências significativas no nível operacional, mas também está alinhado com alguns dos principais desafios que nos impulsionam como empresa: inovação para o futuro da mineração, descarbonização e desenvolvimento de capacidades na comunidade de Antofagasta. Temos grandes expectativas em relação aos benefícios que serão gerados a curto e longo prazo tanto para a empresa quanto para a região de Antofagasta”, disse James Whittaker, Presidente da BHP Escondida. 

Para Denise Johnson, presidente do grupo Caterpillar Inc., a companhia está entusiasmada em apoiar a implantação bem-sucedida de máquinas e tecnologia que facilitará uma melhoria de função em etapas na excelência operacional da BHP, enquanto o CEO e presidente da Finning International, Scott Thomson, está feliz pela parceria e oportunidade para apoiar as operações da BHP Escondida, melhorando a eficiência, produtividade e segurança, bem como reduzindo sua pegada de carbono, apoiando sua jornada de diversidade e inclusão e contribuindo para o desenvolvimento de capacidades em Antofagasta. “Este é o maior acordo de frota na história da Finning e expandirá significativamente a população de caminhões Caterpillar e apoiará a transição para energia mais limpa, com caminhões elétricos e futuros caminhões com emissão zero”.

Direto da Fonte